Depois de um breve alongamento na escada para o palco e de fazer o sinal da cruz duas vezes, o cantor Zeca Baleiro se junta à Orquestra à Base de Cordas do Paraná para iniciar o último show da Virada Cultural do Paraná em Foz do Iguaçu. No caminho para a praça da Paz ele falou “nossa, que bonito todo mundo sentadinho, quero tocar sentado também”, e assim foi durante duas ou três músicas, até a orquestra se retirar e ele fazer uma parte do show solo.
Fotos: Rafael Guimarães |
Desde as crianças até os mais velhos, não houve quem não se encantou pela beleza da apresentação. |
A apresentação começou por volta das 19h30, com o sol se pondo, as pessoas todas aproveitaram pra levar suas cadeiras ou toalhas e assistir ao show, como disse o Zeca, “sentadinhas”.
Mais tarde, conversando com os integrantes da orquestra um deles, Hestevam Prado, disse “nossa, eu nunca tinha tocado assim com as pessoas sentadas na grama assistindo, com o pôr do sol, ficou muito bonito isso, ali de cima do palco parecia que a gente estava tocando em algum lugar europeu”.
A Virada Cultural do Paraná atraiu gente de todas as idades e regiões da cidade |
Baleiro tocou grandes sucessos como “Telegrama”, “Lenha”, “Mamãe Oxum”, e até se arriscou em umas composições mais recentes, como “Toca Raul”, por exemplo. Não perdeu a oportunidade de fazer algumas piadas durante a apresentação e alguns improvisos, como tocar músicas do Raúl Seixas.
De acordo com o diretor de Cultura da Fundação Cultural, Juca Rodrigues, a Virada foi um grande aprendizado que precisa continuar acontecendo. “As coisas aconteceram exatamente como o planejado, os shows foram lindos, as bandas da cidade foram incríveis. Hoje ainda eu estava olhando o público na praça, ficou um visual lindo. A gente precisa continuar trabalhando para que essa seja a primeira de muitas viradas na cidade”.
$(function(){
// esconde o conteúdo de “saiba mais” que fica no rodape da pagina
$(‘div#contentcolumn .relacionada’).hide();
// armazena o conteudo da div
var contentDivSaibaMais = $(‘div#contentcolumn .relacionada’).html();
$(‘div#contentcolumn .new-div-relacionada’).html(contentDivSaibaMais);
});