O número de turistas que visitaram o Paraná no ano passado foi praticamente o dobro do registrado há dez anos. Cerca de 13 milhões de pessoas escolheram o Estado como destino turístico em 2011. Na década, a receita gerada pelo setor também cresceu, com alta de mais de 400%. Os dados são de pesquisa feita pela Secretaria de Estado do Turismo.
Há dez anos, aproximadamente 5,6 milhões de turistas visitaram o Paraná. De acordo com o governador Beto Richa, o crescimento está relacionado aos investimentos e políticas voltadas para a área e a imagem positiva que o Estado vem ganhando no setor.
EVENTOS
Para o secretário estadual do Turismo, Jackson Pitombo, os megaeventos a serem realizados no Brasil nos próximos anos, como a Copa do Mundo, trarão benefícios para o setor. “Não só as cidades-sedes, mas todos os estados terão benefícios, em termos de valorização da força de trabalho, assim como da capacidade em programar e executar projetos de relevância com ganhos de capital financeiro e de qualidade de vida das populações”.
Na pesquisa, realizada anualmente pela Secretaria de Estado do Turismo, são usados dados de embarque e desembarque de aeroportos e rodoviárias, registros das secretarias municipais de turismo, contagem de tráfego em estradas e pesquisas de campo da própria secretaria.
DESTINOS
Os principais destinos turísticos do Paraná continuam sendo Curitiba e Foz do Iguaçu. Os dados da Secretaria do Turismo mostram que 25,2% dos viajantes que vieram para o Estado em 2011 escolheram a capital como destino. Foz recebeu 20,3% do total de turistas.
Foto: Joel Rocha |
Com o título de uma das Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu fazem de Foz o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros no segmento “Lazer”, atrás apenas do Rio de Janeiro |
De acordo com pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e pelo Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) em 2010, o Paraná é o quarto Estado mais visitado do Brasil. Curitiba é a terceira em Negócios & Eventos.
A tradicional Linha Turismo de Curitiba, que percorre as principais atrações da cidade, registrou mais de 604 mil visitantes em 2011. O serviço de Disque Turismo da capital recebeu 1,1 milhão de chamadas solicitando informações.
Com o título de uma das Sete Maravilhas do Mundo, as Cataratas do Iguaçu fazem de Foz o segundo destino mais visitado por turistas estrangeiros no segmento “Lazer”, atrás apenas do Rio de Janeiro. Os municípios localizados nas margens do lago de Itaipu receberam, em 2011, cerca de 8% do total de turistas. Tiveram destaque também os municípios de Londrina, Maringá e Cascavel.