A experiência do Conselho de DesenvolvimentoEconômico de Maringá (CODEM), desenvolvido há 17 anos na cidade, seráapresentada nesta quinta-feira (14), às 18h30, no auditório da Fundação Cultural de Foz do Iguaçu.
O presidente do CODEM, José CarlosValêncio, falará às autoridades e lideranças locais sobre a atuação do órgãoque permitiu a articulação da sociedade civil com o poder político maringaense,rompendo o histórico de ações pontuais e de pouco reflexo no desenvolvimentolocal, e construindo os instrumentos que permitiram a continuidade de açõesorganizadas e planejadas.
O encontro pretende também mobilizar eincentivar líderes e dirigentes representativos de entidades empresariais e ONG’s com o propósito de juntos buscarem a implantação e consolidação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Foz do Iguaçu – CODEFOZ.
O Prefeito Municipal de Foz doguaçu, Reni Pereira, a Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, Ivone Barofaldi da Silva e oDiretor Geral Brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek já confirmaram presença.
Criado por meio de um projeto de leiaprovado pela Câmara de Vereadores, o Codefoz reúne 31 entidades iguaçuenses. Opapel do conselho será o de pensar e sugerir projetos e ações para odesenvolvimento econômico da cidade. Entre as primeiras iniciativas propostasserá a realização do censo econômico de Foz do Iguaçu e a revitalização daPonte da Amizade, que prevê a iluminação, pintura e paisagismo.