As chuvas dos últimos dias, em especial na área de influência da Itaipu Binacional, têm contribuído para a elevação do nível do reservatório da usina. Mesmo com uma produção suficiente para atender a demanda de energia dos sistemas brasileiro e paraguaio, a Itaipu está recuperando o nível do reservatório.
Foto: Assessoria |
Reservatório da Itaipu subiu devido às chuvas dos últimos dias |
A expectativa é que a situação se normalize aos poucos. Nesta quinta-feira (14), a usina está operando na cota 217,44 metros acima do nível do mar, quase um metro e meio a mais do que duas semanas atrás.
No período de maior escassez de água deste verão, a usina chegou a operar na cota 216,08. Como precaução, Itaipu operou em alguns momentos a fio d’água, ou seja, somente utilizando a água disponível de seus afluentes para gerar energia, sem recorrer ao reservatório, que funciona como uma espécie de estoque.
Já vinha chovendo de forma consistente nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, mas as usinas acima de Itaipu, localizadas na mesma Bacia do Paraná, estavam com o armazenamento muito baixo e aproveitaram também para recuperar o nível de seus reservatórios.
Para a região da Itaipu, o cenário hidrológico, tanto a curto e a médio prazo, é favorável. O período chuvoso deve permanecer nos próximos cinco dias, com chuvas moderadas e fortes. Se as previsões dos serviços meteorológicos se confirmarem, esse panorama positivo se estende ao menos por mais 15 dias.