Search

Competição Mundial de Laser 4.7 começa nesta terça na Alemanha

O velejador do Icli Andrey Godoy está desde o dia 22 de julho na Alemanha se preparando para participar do Campeonato Mundial da Classe Laser.  A competição de Laser 4.7 começou nesta terça-feira, dia 2 de agosto, às 11 horas, na cidade de Kiel (6 horas da manhã em Foz do Iguaçu).

Trezentos e oitenta e oito velejadores (127 feminino e 261 masculino) se registraram para a disputa prevista de 12 regatas até 7 de agosto.  Nesta segunda-feira, 01º, foi o último dia de regata treino com largada única com todos os participantes do Laser 4.7 e a cerimônia de abertura. O Campeonato Mundial de Laser  segue até o dia 16 de agosto com as regatas das Laser Radial e Laser Standard Juventude. Nas três classes mais de 600 jovens velejadores de 43 nações participam da competição mundial em Kiel-Schilksee,  considerado o  lugar olímpico da vela, desde quando foi construído o Centro Olímpico de Schilksee para os Jogos Olímpicos de 1972 na Alemanha.

Andrey Godoy é atleta do Projeto Velejar é Preciso do ICLI  desde 2009 e sua participação é inédita como representante de Foz do Iguaçu e do Paraná.   É o único brasileiro no mundial, graças ao patrocínio da Itaipu Binacional e ao apoio do ICLI na organização da viagem (inscrição, transporte, aluguel de barco, hotel, uniformes, etc). O Projeto Velejar é Preciso conta hoje com o patrocínio da Itaipu Binacional e da Marinha do Brasil.

Projeto Velejar é Preciso – Desde 2001, o Iate Clube Lago de Itaipu (ICLI) desenvolve o projeto social Velejar é Preciso. Devido à relevância deste projeto, o clube é reconhecido como entidade de utilidade pública municipal. O projeto é para jovens de 8 e 17 anos, de ambos os sexos, todos moradores do bairro de Três Lagoas e estudantes da rede pública de ensino. Em dezembro de 2012, o projeto ganhou reforço com o apoio da Itaipu Binacional, através de convênio por meio do Programa de proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA). Em fevereiro de 2016 este convênio foi renovado por mais dois anos com a Itaipu Binacional. Em junho de 2016, a Marinha assinou convênio com o ICLI para apoiar o Projeto Velejar é Preciso em itens não contemplados pelo patrocínio da Itaipu.  O clube já sediou vários campeonatos regionais, estaduais e até mesmo eventos nacionais e internacionais. O projeto também revelou alguns atletas que representam a cidade no mundo a fora.