O Diário Oficial da União publicou na edição desta terça-feira (2) decreto assinado pela presidente Dilma Rousseff nomeando o ex-governador do Paraná Orlando Pessuti para o Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Pessuti assume o cargo no lugar do ex-ministro das Relações Exteriores Celso Amorim.
Foto: Divulgação |
Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná, é o novo conselheiro da usina hidrelétrica de Itaipu |
O novo conselheiro já deverá participar da próxima reunião do Conselho de Administração de Itaipu, agendada para o dia 26 de abril. Para isso, ele terá de assinar, até o dia 25 de abril, o termo de posse. Não está prevista solenidade.
O decreto publicado pelo Diário Oficial da União estabelece que Orlando Pessuti ficará no cargo até o dia 16 de maio de 2016. O Conselho de Administração é formado por seis conselheiros brasileiros e seis paraguaios e um representante do Ministério de Relações Exteriores de cada país.
Quem é – Orlando Pessuti tem 60 anos e nasceu em Califórnia, no norte do Paraná (PR). Formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é casado com Regina Fischer Pessuti. Tem três filhos: Moisés (27), Bruno (25) e Artur (25).
O novo conselheiro foi deputado estadual por cinco mandatos e ocupou a presidência da Assembleia Legislativa do Paraná. Em 2002, foi eleito vice-governador e comandou a secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.
Em 2006, Pessuti foi reeleito vice-governador e assumiu o governo do Estado em 1º de abril de 2010. Exerceu o cargo de governador até 1º de janeiro de 2011.