Um intercâmbio entre a Faculdade de Artes e Desenho da Universidade Nacional de Misiones (UNaM) e a UNILA concretizou-se no espaço do Festival Oberá em Cortos, do qual participaram 40 estudantes dos cursos de Cinema e Audiovisual, Antropologia e Letras, Artes e Mediação Cultural. O evento aconteceu entre os dias 16 a 20 de julho na cidade de Oberá, localizado na província de Misiones, Argentina. Este intercâmbio terá continuidade no Curta Iguassu, festival de audiovisual que acontece entre os dias 21 e 28 de setembro, em Foz do Iguaçu.
Os estudantes que estiveram no Oberá em Cortos participaram de diversas oficinas, como montagem, som, vídeo dança e documentário social. “Eles tiveram a oportunidade de compartilhar novos olhares sobre o mundo, sobre a perspectiva de uma produção audiovisual em um sentido verdadeiramente coletivo e cooperativo. Além disso, puderam acompanhar as discussões em torno das políticas audiovisuais de uma região comum culturalmente e em seus processos de gestão cultural”, avalia a coordenadora do curso de Cinema e Audiovisual da UNILA, Francieli Rebelatto.
A vivência dos estudantes da UNILA no Festival em Misiones estará documentada em uma série de três produtos audiovisuais que irá mostrar o resultado dessa parceria, com produção dos próprios acadêmicos de Cinema e Audiovisual da Universidade. “Vale destacar que esse intercâmbio – e especialmente a premissa de uma integração efetiva, concreta e palpável – é resultado do trabalho do Foro Entre Fronteras (fórum itinerante de produção audiovisual entre Brasil, Argentina e Paraguai), da Red Transfronriza Universitária de Conteúdos Digitais (BRA/ARG/PY), da Red de Realizadores de Misiones, além da Cooperativa de La Tierra, de Oberá”, pontua a docente Francieli Rebelatto.
Para mais informações sobre o Curta Iguassu, acesse o blog curtaiguassu.blogspot.com.br.