Um total de 27 cursos de curta duração, de aproximadamente três meses de duração, será oferecido pela UNILA, por meio da Pró-reitoria de Extensão, a partir de setembro. Desses, oito são voltados a comunidade em geral e já estão com as inscrições abertas. Os demais possuem um público-alvo específico, como escolas ou centros comunitários, onde o processo de seleção irá ser realizado. Todos os cursos são gratuitos e a inscrição é feita mediante preenchimento de ficha (disponível aqui) e envio ou entrega em local específico. Cada curso conta com duração, número de vagas e periodicidade diferentes, que podem ser consultadas abaixo ou diretamente com a PROEX. No total, há mais de 620 vagas abertas.
Há cursos de línguas (espanhol, francês, português e inglês), artes e expressões (audiovisual, desenho, teatro, locução para rádio e literatura), além de matemática, informática e hortas comunitárias. Outros abordam temas sociais e políticos, como cidadania crítica, diálogos sobre a teoria da dependência e independência, consciência negra, etnologia indígena, identidades e expressões culturais.
Cursos abertos à comunidade:
Curso de Artes Visuais (20 vagas, 5 horas/semana)
Inscrições de 10 a 20 de setembro, pelo email cursoartesvisuaisunila@gmail.com (com envio de informações pessoais) .
Aulas aos sábados (9h às 14h), de 28 de setembro a 14 de dezembro, na Fundação Cultural.
Voltado a estudantes de ensino médio, a partir dos 16 anos, que tenham interesse pelas artes em geral, além de estudantes (especialmente os matriculados em Arquitetura e Urbanismo, Letras, Artes e Mediação Cultural e Cinema e Audiovisual) e comunidade em geral.
Resumo: A compreensão da linguagem visual e de seus elementos fundamentais (ponto, linha, espaço, luz, cor, textura e ritmo) por meio do desenvolvimento das habilidades básicas do desenho e da da aplicação de diferentes técnicas (como grafite, carvão e nanquim).
Abaporu – Curso de desenho e noções artísticas (30 vagas, 36h)
Coordenadora: Renata Machado – www.cursoabaporu.wordpress.com
Inscrições de 20 a 26 de setembro, presencial e através de e-mail
Voltado a crianças e jovens interessados em aprimorar suas habilidades artísticas e de desenho.
Aulas: sexta-feira (18h30 às 21h30), de 4 de outubro a 12 de dezembro, na rua Benjamin Constant, 62, centro, Foz do Iguaçu.
Resumo: Promover a educação pessoal por meio do desenvolvimento de noções artísticas. Para interessados no aprendizado de técnicas de desenho e historia da arte. Curso de nível básico para quem gostaria de aprender a desenhar, estimular a sensibilidade e expressão artística de modo geral.
Curso de francês, Bonjour, Foz do Iguaçu (34 vagas em duas turmas, 40h)
Coordenação: Gabriela Aline Silveira Pratti
Inscrições de 7 a 14 de setembro, a partir de preenchimento de ficha e envio por e-mail – gabriela.pratti@aluno.unila.edu.br ou gabi.pratti@hotmail.com – (em caso de número elevado, haverá sorteio entre os primeiros).
Duas turmas serão abertas – uma para iniciantes, jovens e adultos interessados em aprender francês, outra para adolescentes de 12 a 14 anos que já possuam algum conhecimento em francês.
Aulas de 27 de setembro a 21 de dezembro, aos sábados (turma 1 de 10h às 12h, na UNILA Centro, e turma 2, de 15h30 às 17h30, na Primeira Igreja Batista em Foz do Iguaçu, rua Antônio Raposo, 766, centro).
Resumo: O Bonjour, Foz do Iguaçu! irá oferecer aulas gratuitas de francês, no nível básico I (para iniciantes) e nível básico II, para alunos que já tenha algum conhecimento no idioma, este tendo como foco a conversação. As aulas serão presenciais, com duração de duas horas semanais e seguirão as referências do Français Langue Étrangere – FLE.
Let´s get ready to learn English! – Curso Básico de Língua-Cultura Inglesa (40 vagas, 60h)
Coordenação: Henrique Rodrigues Leroy
Inscrições de 4 a 20 de setembro, por meio de formulário e envio aos emails chinchuina@hotmail.com e desiderimarx@gmail.com
Voltado à comunidade da UNILA e alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas municipais.
Aulas de 10 de setembro a 10 de dezembro, às terças-feiras, de 18h às 21h, no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre (Avenida Jorge Schimmelpfeng, 351, centro).Resumo: 100% grátis e com aulas interativas! Veja, escute, fale, leia, escreva e aguce seus sentidos em inglês! O curso básico de língua-cultura inglesa visa a desenvolver as habilidades integradas da língua inglesa (ouvir, falar, ler e escrever), objetivando legitimar as competências gramaticais, discursivas, estratégicas e interculturais.
Español Intercultural – Tópicos especias em língua espanhola com foco na interação intercultural (30 vagas, 30h)
Coordenação: Natalia dos Santos Figueiredo – espanholintercultural.blogspot.com.br
Inscrições de 04 a 20 de setembro de 2013, por meio de ficha de inscrição a ser solicitada pelos e-mails espanol.intercultural@unila.edu.br ou espanolintercultural@gmail.com.
Aulas serão de 28 de setembro a 14 de dezembro e serão realizadas no Colégio Estadual Bartolomeu Mitre.
Resumo: Este curso é aberto à comunidade e busca ensinar pontos relevantes da língua espanhola, essenciais na hora da interação, visando eliminar, ou pelo menos, atenuar possíveis maus entendidos de comunicação. A ideia é a de ampliar o conhecimento da língua e sua variedade, que acompanha também uma imensa variedade cultural. Não é necessário um conhecimento prévio da língua.
Entendendo os Fenômenos da Natureza: Oficina de Materiais Paradidáticos (30 vagas, 33h)
Coordenação: Marcia Aparecida Procopio da Silva Scheer – facebook
Inscrição de 4 a 20 de setembro, por meio de email a curso_fnatureza@outlook.com , contendo dados.
Voltado a professores da rede estadual e municipal de ensino de Foz do Iguaçu e região, estudantes universitários e demais interessados no assunto (com ensino médio concluído).
Aulas às terças-feiras (14h às 17h), de 27 de setembro a 13 de dezembro, no Polo Astronômico Casimiro Montenegro Filho, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI).
Resumo: O curso tem como objetivo aprofundar o conhecimento do aluno quanto aos sistemas dinâmicos da Terra e a distribuição dos seres vivos, capacitar o aluno na confecção de materiais paradidáticos referentes aos fenômenos da natureza, e aguçar a capacidade crítica do aluno quanto à exploração antrópica dos recursos naturais e os principais impactos gerados.
América Latina: Diálogos sobre dependência e independência (25 a 30 vagas, 60h)
Coordenação: Marina Machado Gouvêa – teoriadadependencia.blogspot.com.br
Inscrição de 9 de setembro a 18 de setembro
Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, movimentos sociais e comunidade em geral.
As inscrições serão realizadas por meio de formulário online.
Aulas aos domingos (alternados), de 9h às 18h, e durante uma semana do mês de outubro, de segunda a sexta, de 8h às 18h. De 20 de setembro a 20 de dezembro.
Aulas no Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, na Alameda Batuíra, 146, na Vila A.
Resumo: A proposta nasceu da demanda pelo aprofundamento criativo do debate acerca das características Latino-Americanas, que ao mesmo tempo nos aproximam e nos diferenciam, e da necessidade de problematizar alguns dos laços externos que contribuíram para o papel subordinado da região no processo de desenvolvimento capitalista, bem como, e especialmente, da necessidade de problematizar os processos de internalização de tais laços.
Ciudadanía Crítica (15 vagas, 32h)
Coordenação: Laura Amato – facebook
Inscrições de 23 de setembro a 10 de outubro, a partir de envio de email a britezacuna@gmail.com
Voltado a alunos de ensino médio.
Aulas de 5 de outubro a 14 de dezembro, aos sábados, de 10h às 12h, na rua Belfort Duarte, 1660, bairro Parque Morumbi.
Resumo em espanhol: El curso de Extensión apunta a la construcción de espacios para el despertar del pensamiento crítico en los jovenes, con base a diferentes temas relacionados al contexto social actual, donde ellos puedan aprender y auto-cuestionarse, lo que no significará la des-construcción o des-ligitamación de las diferentes concepciones del mundo que cada uno tenga, sino que permitirá reinventar foramas futuras de relación con las demás personas.
Há, ainda, cursos para a comunidade acadêmica. Veja mais neste link.