Na tarde desta terça-feira (4), a Loumar Turismo promoveu um evento inédito para debater a experiência turística em Foz do Iguaçu e apresentar soluções para ampliar a taxa de permanência dos visitantes. O encontro reuniu empresários, comerciantes e representantes de atrativos turísticos para discutir estratégias que possam impulsionar a economia local por meio da melhoria na hospitalidade e no marketing.
De acordo com Marcelo Valente, CEO da Loumar Turismo, estender o tempo de estadia dos turistas é essencial para alavancar o potencial turístico da cidade.
“Ainda estamos longe de explorar ao máximo nossa capacidade de atrair visitantes. Problemas como a limitação das companhias aéreas e a demora na duplicação da BR-277 impactam a chegada de novos turistas. Por isso, precisamos trabalhar para que os que já vêm permaneçam mais tempo”, destacou Valente.
Painel de debate reuniu especialistas
O evento contou com um painel de especialistas para discutir o tema. Participaram da mesa de debate:
- Jorbel Griebeler – Fundador da loja Cellshop e CEO do Grupo Cellmotion, um dos mais bem-sucedidos empreendedores da região trinacional.
- Franciele Souza – Diretora e cofundadora da Goon Marketing e Eventos, especialista em posicionamento de marcas e na promoção de eventos culturais e de entretenimento em Ciudad del Este.
- Julieta Arce – Gerente de Marketing da Nissei Paraguai, com mais de 10 anos de experiência na gestão e liderança de equipes de alto desempenho.
- Jin Bruno Petrycoski – Secretário de Turismo de Foz do Iguaçu e responsável pela implantação do Wonder Park Foz, um dos principais atrativos da cidade.
A mediação ficou por conta de Garon Piceli, diretor de marketing da Loumar Turismo.
Case de Sucesso: Loumar Turismo amplia permanência dos turistas
Segundo dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Turismo de Foz, duas décadas atrás a média de permanência dos turistas na região era de 1,5 dias. Com as novas atrações que começaram a se instalar em Foz do Iguaçu, uma década atrás, a média de permanência dobrou, chegando a 3 dias e atualmente gira em torno de 3,5 dias.
Contrariando as estatísticas municipais, os dados obtidos através da análise da base de clientes da Loumar apontam que a média de permanência, que uma década atrás era de 3 dias, atualmente alcança 6 dias, quase o dobro da média municipal. Segundo Piceli, esse resultado se deve à estratégia de produção de conteúdo e marketing da empresa.
“Criamos materiais de topo de funil que mostram que Foz do Iguaçu oferece muito mais do que os tradicionais três dias promovidos por outras operadoras. Alguns dos nossos clientes chegam a ficar 15 dias e, mesmo assim, sentem que ainda há muito a explorar”, explicou Piceli.
Palestra sobre o futuro das experiências turísticas
Após o painel, os cerca de 60 participantes presentes assistiram à palestra “7,5 Dicas para Melhor Atender na Nova Jornada do Cliente – O Futuro das Experiências na Região Trinacional”, ministrada por Wagner Santos. Especialista em jornada do cliente, Santos compartilhou insights obtidos no Customer Service Summit 2025, principal conferência executivo-gerencial voltada para líderes de atendimento ao cliente.
O evento reforçou a importância de investir em treinamento de equipe, criação e divulgação de conteúdo relevante, além de aumentar a qualidade da experiência turística ofertada, para fortalecer o setor, aumentar a média da permanência e impulsionar o turismo e os negócios gerados pelo turismo na região trinacional.
Marcelo Valente, CEO da Loumar, foi incisivo ao trazer para si, e também para os empresários e representantes dos principais atrativos, presentes no evento, a responsabilidade de promover um turismo mais inclusivo, que envolva toda a cidade, e não apenas empreendimentos localizados no chamado ‘corredor turístico’. “Uma cidade boa para o turismo, precisa primeiro ser boa para quem vive nela”, afirmou Valente.
Apaixonados Por Foz e por fazer o bem…
Durante a apresentação inicial, feita pela CEO da Loumar, a última ação da empresa, que buscava divulgar e fomentar o aumento de clientela para uma hamburgueria localizada nos arredores da Vila Iolanda, foi apresentada aos presentes. Na ação, a empresa surpreendeu o proprietário da ‘Ari Lanches’, o Sr. Ari, levando todos os influenciadores e profissionais de marketing da empresa para experimentar o cardápio que o local oferecia.
Na ação, o CEO da empresa, Marcelo Valente, e o Diretor de Marketing, Garon Piceli, entregaram ao proprietário do local e sua esposa, uma camiseta de outra ação de divulgação da cidade, encampada pela Loumar, os ‘Apaixonados Por Foz’. O Sr. Ari também foi presenteado com uma nova placa “para tornar o local mais visível” – que será instalada no local em breve – e com uma assessoria exclusiva do time de marketing da Loumar na elaboração de uma nova comunicação visual para a marca e o cardápio da Ari Lanches.