O uso abusivo do telefone celular por motoristas e o desrespeito constante as faixas de segurança e pedestres, serão temas de novas campanhas de trânsito que serão realizados pelo Foztrans.
Esses novos trabalhos de conscientização e sensibilização serão realizados com base no sucesso das ações da Semana Nacional de Trânsito, promovida desde o dia 18 e encerrada nesta quarta-feira (25). Durante esse período foi bastante positiva a aceitação dos materiais educativos distribuídos em blitze, as rondas noturnas em bares e palestras promovidas em colégios estaduais e particulares.
Foto: AMN |
O Foztrans já iniciou estudos para fazer mais campanhas e também aumentar as fiscalizações |
Durante essa semana o Foztrans, por meio de um termo de comodato, cedeu ao Batalhão da Polícia Militar em Foz, um radar móvel para auxiliar nas blitz. O repasse do equipamento faz parte do convênio que o município tem com a Secretaria Estadual de Segurança, que envolve uma série de ações. Nesse caso o fortalecimento nas fiscalizações de trânsito. O radar móvel vai auxiliar o pelotão de trânsito da PM, que diariamente promove fiscalizações nas vias de maior movimento da cidade. Além da documentação dos motoristas e dos veículos, será possível agora flagrar os condutores que excedem a velocidade.
O Foztrans possui um segundo radar móvel, que é utilizado pela Guarda Municipal e os fiscais do Instituto de Trânsito, nas fiscalizações de reforço ao trabalho da Polícia Militar. O termo de comodato foi assinado pelo Diretor Superintendente do Foztrans, Paulo Tremarin e o Comandante do Batalhão da PM, Nerino Brito e o Tenente Edson Dal Pozzo, Comandante do Pelotão de Trânsito.
Segundo Paulo Tremarin, a intenção é promover nos próximos meses diferentes campanhas de conscientização. “Temos percebido e levantamentos também revelam, que é cada vez maior o número de acidentes causados pelo uso do telefone celular. O que preocupa, é que, na maioria das vezes o condutor está digitando mensagens pelo telefone, se descuidando completamente da direção. Como na campanha sobre a Lei Seca, precisamos rever esse hábito, que não combina com direção”, diz Tremarin.
Outra campanha necessária é de respeito à faixa de segurança do pedestre. Condutores e também os pedestres precisam estar atentos a essa sinalização. É preciso que ambos respeitem a faixa para diminuir o número de acidentes nesses locais. Por isso, está sendo estudada uma campanha orientando sobre os direitos e deveres de cada um desses usuários do trânsito.