Search

Missa com Padre Reginaldo Manzotti lota a Catedral na abertura do Natal de Itaipu 2024

Evento reuniu quase duas mil pessoas e destacou o espírito natalino com celebração, show e solidariedade. Confira os detalhes da programação.
Fotos: Jean Pavão/Itaipu Binacional

Quase duas mil pessoas participaram, no último domingo (8), da abertura do Natal de Itaipu 2024, realizada na Catedral Nossa Senhora de Guadalupe, em Foz do Iguaçu (PR). A missa com o Padre Reginaldo Manzotti, seguida de um show especial, emocionou os fiéis ao reforçar os valores de alegria, fraternidade e solidariedade. “Para nós, da Itaipu, o que queremos é fortalecer o espírito de Natal, celebrar uma sociedade em que sejamos todos irmãos, respeitando uns aos outros”, destacou o diretor-geral brasileiro da usina, Enio Verri, que esteve presente no evento.

A celebração originalmente aconteceria no Gramadão da Vila A, mas foi transferida devido à forte chuva que caiu em Foz do Iguaçu na sexta-feira (6) e no sábado (7). A Diocese de Foz do Iguaçu cedeu a Catedral para a realização da missa, enquanto a apresentação teatral da Cia Despertar foi remarcada para a próxima quarta-feira (11), às 20h. “Se Deus quis a chuva, louvado seja. É uma chuva de bênçãos, regando a terra e os corações dos fiéis”, afirmou o Padre Reginaldo Manzotti, que agradeceu o apoio do bispo dom Sérgio de Deus e do padre Clodoaldo Frasseto.

Para o Padre Manzotti, que já participou da abertura do Natal de Itaipu em 2021, o retorno foi um reencontro especial. “Tenho uma lembrança muito gostosa do último Natal que celebramos aqui. Por mim, viria todos os anos”, comentou. O evento reuniu fiéis não apenas de Foz do Iguaçu, mas também do Paraguai e da Argentina, demonstrando a ampla admiração pelo sacerdote.

Carisma e emoção

O carisma de Padre Reginaldo Manzotti, conhecido por atrair multidões, ficou evidente desde as 16h, quando a população começou a se reunir em frente à Catedral para a missa e o show. Marceli de Oliveira Trindade, uma das primeiras a chegar, trouxe um presente especial: uma colcha de retalhos feita à mão. “Ele disse uma vez que ‘ninguém costura remendo de pano novo em roupa velha’ [Mateus 9:16-17], e eu quis mostrar para ele que os remendos podem fazer coisas bonitas”, explicou Marceli, que passou a se dedicar à costura após uma cirurgia cardíaca.

A missa também foi marcante para o vigário Padre Ramon Vergasta, que afirmou que a celebração “ficará na história da Catedral”. O coroinha João Gabriel Alves, de 17 anos, descreveu o evento como único: “Foi igual, mas também muito diferente. O Padre foi muito simpático”, disse.

Programação no Gramadão

As atividades no Gramadão da Vila A começam nesta terça-feira (10), às 19h, com a fanfarra e o acendimento da árvore de Natal. A partir das 20h, haverá oficinas gratuitas, incluindo contação de histórias, pintura de enfeites natalinos, confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, pintura em ecobags e jardinagem. As inscrições serão realizadas por ordem de chegada, com vagas limitadas.

Os visitantes também poderão desfrutar de apresentações artísticas com luzes de LED, projeções de vídeos e espaços instagramáveis para fotos em família. Além disso, acrobatas, palhaços e “duenders” – fotógrafos caracterizados – estarão registrando os momentos do evento.

Outro destaque da programação é a Casa do Papai Noel, que funcionará durante a semana das 20h às 22h, e nos fins de semana das 18h às 22h, oferecendo momentos mágicos para crianças e famílias.

Fotos: Jean Pavão/Divulgação Itaipu Binacional