Os Óvnis não apareceram durante a vigília de 2012, mas os organizadores do Fórum Mundial de Ufologia gostaram tanto de Foz do Iguaçu que vão repetir a dose: entre 21 e 24 de novembro, eles voltam para mais um encontro.
O 2° Ufoz – Fórum Mundial de Ufologia também ocorrerá no Hotel Golden Tulip. A vigília astronômica internacional – aquela para flagrar discos voadores e assemelhados – será no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), porque fica ao lado da barragem da “monumental hidrelétrica e em ambiente de grande magnetismo”, como explica o material de divulgação do encontro.
No ano passado, o fórum reuniu em Foz do Iguaçu 34 conferencistas de 12 países. O destaque deste ano será o americano Stephen Bassett, ativista pela liberdade de informações ufológicas. No evento, ele defenderá a proposta de que os assuntos sobre exopolítica sejam discutidos nas Nações Unidas.
Bassett é um dos criadores da Exopolítica, definida basicamente como uma ciência política com foco na investigação e educação pública em relação ao que se refere à vida extraterrestre.
O fórum é realizado pela revista Ufo.