Search
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu conquista Selo Ouro em gestão de Cidades Inteligentes

Município foi premiado no evento Connected Smart Cities por inovação e sustentabilidade em projetos urbanos.
Previous slide
Next slide

Foz do Iguaçu foi reconhecida com o Selo Ouro de “Boas Práticas em Cidades Inteligentes” em setembro, concedido pela plataforma Connected Smart Cities (CSC) e pela consultoria SPIn Soluções Públicas Inteligentes. O prêmio foi entregue ao Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, André Alliana, durante o evento Connected Smart Cities & Mobility, realizado em São Paulo nos dias 3 e 4 de setembro.

Avanço no ranking de Cidades Inteligentes

Este ano, Foz do Iguaçu deu um salto de 44 posições no Ranking Connected Smart Cities, subindo do 82º para o 38º lugar entre os municípios brasileiros. Esse avanço reforça o progresso da cidade no desenvolvimento de soluções inteligentes e sustentáveis, consolidando seu papel como referência em inovação urbana.

O reconhecimento reflete o trabalho de Foz do Iguaçu na Estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI) do Ministério do Turismo. A iniciativa tem como objetivo transformar destinos turísticos em locais mais inovadores, conectados e sustentáveis, beneficiando tanto a população quanto os visitantes.

Segundo o Secretário de Turismo, André Alliana, a conquista do selo ouro destaca o compromisso da cidade com a inovação em diferentes setores públicos. “Além das estratégias de DTI no turismo, outras áreas, como segurança e tecnologia, também ilustram os avanços tecnológicos em Foz. A cidade tem recebido contínuos reconhecimentos por implementar processos inovadores que melhoram a experiência dos moradores e dos turistas”, afirmou o secretário.

Parcerias e Colaborações

A conquista do selo é fruto de uma ação conjunta entre a Prefeitura de Foz, por meio das Secretarias de Turismo e Tecnologia da Informação, o Instituto de Tecnologia Aplicada à Informação (ITAI) e o Comitê Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). 

Além disso, o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e o Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Tecnológico para Cidades Inteligentes (GT DTI Cidades Inteligentes) também contribuíram para o sucesso das iniciativas.

Organizações como o SEBRAE e a Itaipu Parquetec desempenharam um papel importante ao introduzir inovações que impulsionam o desenvolvimento do município.

O que é o Selo Connected Smart Cities?

O selo Connected Smart Cities é uma iniciativa que premia cidades brasileiras que se destacam em inovação, sustentabilidade e inteligência urbana. Ele faz parte de um dos principais eventos de cidades inteligentes no Brasil, que visa mapear e estimular o desenvolvimento das cidades rumo a soluções mais conectadas e inteligentes.

As cidades premiadas são reconhecidas por suas boas práticas em áreas como mobilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia, governança e economia. O objetivo é incentivar a adoção de soluções que melhorem a qualidade de vida e promovam o desenvolvimento sustentável, alinhado às melhores práticas internacionais.

Foto: Kiko Sierich/ Arquivo Divulgação AMN

Previous slide
Next slide