Neste sábado, dia 19 de outubro, o poeta, cantor e compositor brasileiro Vinicius de Moraes completaria 100 anos. Para celebrar a vasta obra e marcar na memória a contribuição deixada pelo artista, os integrantes do Projeto Plugado! e do Ponto de Cultura Tirando de Letra realizam diversas atividades pela cidade.
A programação envolve intervenções poéticas e teatrais no interior dos ônibus do transporte coletivo e no terminal urbano, além de ações culturais em espaços públicos da região da Vila “C”. Ao todo, serão cerca de quarenta artistas, agentes culturais e estudantes mobilizados para a realização da homenagem.
O grupo fará uma performance cênica e literária a partir das 10 horas, no Terminal de Transporte Urbano (TTU), além de instalar uma exposição de poesia. Depois, os ativistas culturais irão se dividir entre veículos de várias linhas do transporte “Morumbi”, “Jardim São Paulo” e “1º de Maio”. No interior dos ônibus, serão declamadas poesias, encenadas pequenas intervenções teatrais e distribuídos poemas e textos em homenagem a Vinicius de Moraes.
“Faremos uma espécie de sarau itinerante, encenando e expondo a literatura de Vinicius de Moraes. Além de surpreender os passageiros com as manifestações dentro dos ônibus, queremos encantar as pessoas e fazê-las entoar as músicas e poemas do autor”, revela a professora de dança Michelle Oliveira, uma das organizadoras da atividade.
A programação em homenagem aos 100 anos do poeta se completa com a realização de uma banca literária nas praças públicas do bairro Vila “C”. Além de veicular de músicas de Vinicius de Moraes, serão distribuídos volantes com seus textos, sonetos e poemas, além de uma exposição com a obra do artista carioca.