Search
Previous slide
Next slide

Casa Brasil divulga atrativos de Foz do Iguaçu nos Jogos de Paris 2024

Espaço promove turismo e cultura brasileira com experiências imersivas que irão destacar Foz do Iguaçu durante as Olimpíadas.
Previous slide
Next slide

Durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, visitantes da Casa Brasil terão a oportunidade de conhecer mais sobre a usina hidrelétrica de Itaipu e as atrações turísticas de Foz do Iguaçu (PR), como as Cataratas do Iguaçu. Esta ação é uma iniciativa conjunta da Gestão Integrada do Turismo de Foz, que inclui a Secretaria Municipal de Turismo, Itaipu Parquetec, Fundo Iguaçu, Visit Iguassu, a Secretaria de Turismo do Estado e Itaipu Binacional.

A Casa Brasil, um espaço de 5 mil metros quadrados instalado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no Parc La Villette, um dos locais mais visitados por parisienses no verão, oferecerá aos visitantes a oportunidade de acompanhar as competições dos atletas brasileiros, assistir a shows e apresentações culturais, experimentar comidas e bebidas típicas brasileiras e participar de clínicas esportivas como futebol, vôlei de praia, basquete e skate.

Experiências Imersivas

Uma das estratégias usadas para apresentar os destinos nacionais aos turistas são as instalações imersivas batizadas de cubos. Serão cinco espaços dispostos na área interna. Quatro cubos mostrarão o Pará, Rio de Janeiro (RJ), Foz do Iguaçu (PR) e Ceará/Rio Grande do Norte. Em cada um desses locais, os franceses e visitantes de outras nacionalidades poderão conhecer um pouco das diversas capitais, do estilo de vida, das praias, da natureza e das atrações de aventura, além de texturas e cheiros da Amazônia.

O cubo com a exposição de Foz do Iguaçu, por exemplo, será decorado com imagens do mirante das cataratas, mirante da Itaipu Binacional, plantas da Mata Atlântica, fauna da região e outros atrativos. Os visitantes assistirão a um filme em painel vertical onde conhecerão as famosas Cataratas do Iguaçu, a Itaipu Binacional, o cachoeirismo e passeios de barco. Além disso, poderão participar de experiências imersivas com óculos de realidade virtual para conhecer de perto a exuberância natural do município paranaense. “Vamos convidar esses turistas internacionais a viverem experiências únicas, mostrar que praticamos um turismo que conjuga meio ambiente com sustentabilidade, que são temas importantes para o nosso país e também para o mercado europeu. É uma oportunidade única promover isso durante as Olimpíadas”, afirmou Marcelo Freixo, presidente da Embratur.

O quinto cubo, batizado de Cubo Verde Brasil, será voltado para a Embratur e o Sebrae, com cenografia e vídeos de outros estados e municípios que não tiveram instalação própria e sobre turismo e empreendedorismo. O espaço terá um painel interativo que proporcionará a imersão nos biomas brasileiros e apresentará diversos destinos. O visitante poderá criar um roteiro de acordo com sua personalidade e preferências.

Na Calçada da Fauna, o visitante poderá fotografar e comparar o tamanho da própria mão com a marca de patas de animais conhecidos dos biomas brasileiros, como a onça-pintada e o tamanduá-bandeira. Os interessados poderão adotar um ninho do Projeto Arara Azul, colaborando com a preservação da espécie e, como retribuição, levar para casa uma réplica de papelão e uma arara de pelúcia. Também estarão disponíveis cartões-postais das instituições apresentadas nos demais cubos.

Promoção do Destino Iguaçu

As atrações do Destino Iguaçu serão promovidas por meio de um vídeo institucional exibido nos dias de competição. No dia 1º de agosto, o artista carioca Igor Izy realizará uma oficina de grafite com o tema da onça-pintada, espécie-chave para a biodiversidade do Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu.

“Foz do Iguaçu não poderia ficar de fora dessa vitrine mundial que é a Casa Brasil. Por meio da Gestão Integrada do Turismo, unimos esforços para divulgar ao mundo a beleza das Cataratas do Iguaçu, a grandiosidade de Itaipu Binacional e a riqueza cultural do Destino Iguaçu”, afirmou Yuri Benites, diretor de Turismo do Itaipu Parquetec.

A Casa Brasil estará aberta de 27 de julho a 11 de agosto, das 13h às 21h. O acesso é gratuito, mas os interessados devem solicitar ingresso pelo site casabrasil.soudaliga.com.br. O COB espera receber 5 mil visitantes por dia no local.

Com informações da Agência Brasil e Visit Iguassu. Fotos: Divulgação/COB.
Previous slide
Next slide