Search
Previous slide
Next slide

Recapeamento da Avenida Tancredo Neves chega à segunda etapa

Teve início nesta terça-feira (9) a fresagem (retirada do pavimento antigo) do trecho correspondente à segunda etapa da revitalização da Avenida Tancredo Neves. A obra vai da Rua C, na Vila C, até a Avenida Tarquínio Joslin dos Santos.
Previous slide
Next slide

O trecho inicial, da Barreira de Controle da Itaipu à Rua C, já está recebendo a nova pavimentação. A obra de recapeamento da Avenida está sendo realizada pela Itavel Serviços Rodoviários Ltda, contratada pela Itaipu Binacional. 

A previsão de conclusão de obras neste segundo trecho é de 20 dias. Nesta etapa, já serão revitalizadas algumas faixas elevadas da Avenida. 

“Os trechos de aceleração e desaceleração serão em concreto, pavimento que possui melhor desempenho à carga em baixa velocidade, visando minimizar os abaulamentos da pista frequentemente encontrados em pontos com essas características”, explica a gerente do Departamento de Obras e Manutenção da Itaipu, Janine Alicia Groenwold. 

A Tancredo Neves, continuação da Avenida JK a partir do viaduto da BR-277, tem 6,7 quilômetros de extensão, com área de pavimento de 130.000 m². A rodovia não é uma BR, pois não faz parte do Sistema Nacional Viário do DNIT (SNV).

A usina mantém um acordo de cooperação com o município de Foz do Iguaçu como responsável pela via. O acordo prevê que cabem à Itaipu os trabalhos de sinalização, varrição, corte de grama, pavimento e iluminação, entre outros serviços de manutenção.

Todo o recapeamento deve ficar pronto até final de outubro, caso as condições climáticas sejam favoráveis. No total, o recape será feito em nove etapas, com o tráfego em meia pista nos locais onde os serviços são realizados. O último recapeamento da via foi na década de 1990.

Cronograma

A terceira etapa prossegue no sentido da Rua Ângela Aparecida Andrade. Serão 14 dias de trabalho, com duração até 12 de agosto.

Já a quarta fase se estende até a Rua Jorge Inácio Franco, com duração de uma semana. Ali, o trecho deve ser concluído até 19 de agosto.

Na quinta, os trabalhos prosseguem durante dez dias até a Rua Guaraqueçaba. Esse trecho deve ficar pronto no dia 29 de agosto.

Na sequência, o recapeamento vai até a Avenida Florianópolis. Serão 25 dias de trabalho naquele trecho, com previsão de conclusão até 23 de setembro.

A sétima fase da obra se estenderá até a Avenida Silvio Américo Sasdelli, onde a conclusão está prevista para 2 de outubro. A oitava etapa continua até a Avenida Araucária, com 19 dias de trabalho e conclusão prevista para 21 de outubro.

Na nona e última etapa, o recapeamento será estendido até o viaduto da BR-277, num prazo de uma semana. Todo o trabalho deverá estar concluído até 28 de outubro.

Fotos: Emerson Volkweis/Itaipu Binacional
Previous slide
Next slide