De 10 a 13 de junho, Foz do Iguaçu esteve presente na FIEXPO Latin America junto com a EMBRATUR, um dos maiores eventos da América Latina para a promoção da América do Sul, América Central, Caribe e México para territórios receptores e organizadores de feiras, exposições, convenções, congressos e reuniões de negócios.
Estiveram presentes representantes de espaços para locação de eventos, centros de congressos, meios de hospedagem, organizadores de eventos, agências de viagem, destinos turísticos e prestadores de serviços com o objetivo de mostrar sua oferta a profissionais de todo o mundo.
Para o Secretário de Turismo e Projetos Estratégicos, Andre Alliana, “é importante nos posicionarmos como um polo para a realização de eventos de grande escala. Teremos a cidade incluída na agenda do G20 com reuniões oficiais. Já recebemos eventos de grande porte na cidade, mas é um trabalho constante. Temos atratividade turística, temos infraestrutura, temos investimentos e temos uma gestão integrada que trabalha muito bem a captação de eventos para o Destino”.
Foz do Iguaçu foi a quarta maior receptora de eventos internacionais no Brasil em 2023, reconhecimento feito pela ICCA (International Congress and Convention Association) durante a IMEX Frankfurt 2024, no mês de maio.
A agenda dos representantes do Destino contou com a entrega do Protocolo de Intenções à Copa Airlines, documento que lista uma série de incentivos propostos pelo município para a captação de voos internacionais operados pela companhia, e o lançamento de um vídeo institucional como ferramenta para atração de novos investimentos, além do novo Bidding Book com detalhes sobre a infraestrutura da cidade e que também servirá como instrumento para candidatura do Destino para recepção de eventos, produzidos pelo Visit Iguassu.
“A escolha de lançar o vídeo no estande do Brasil na FIEXPO foi estratégica, pois contamos com o apoio da Embratur e teremos a atenção de clientes e compradores internacionais do turismo de negócios e eventos de toda parte do mundo, presentes na FIEXPO”, enfatizou Elaine Tenerello, diretora-executiva do Visit Iguassu.
Turismo de Eventos
O Turismo de Eventos desempenha um papel fundamental na economia e na promoção cultural de uma região. Eventos como conferências, festivais, feiras e exposições atraem visitantes de diferentes partes do mundo, proporcionando não apenas receita financeira, mas também oportunidades de intercâmbio cultural, networking e desenvolvimento.
Além de ser uma fonte significativa de receita, os visitantes que chegam para participar de eventos gastam dinheiro em hospedagem, alimentação, transporte, compras e entretenimento. Isso não só impulsiona os setores relacionados ao turismo, como hotéis, restaurantes e lojas, mas também estimula o crescimento de outras indústrias locais.