O primeiro jogo da semifinal da 5ª edição da Copa Libertadores da América Feminina foi teste para cardíacos! Jogando no Estádio do ABC, Colo Colo do Chile e São José, do Brasil se enfrentaram mais uma vez.
As adversárias se conhecem muito bem. Em 2011, os dois times duelaram na final desta mesma competição. Na ocasião, melhor para a equipe brasileira, que venceu as chilenas por 1 a 0 e levantou a taça do torneio. Mas, é claro que o jogo não seria nada fácil. Já que o Colo Colo é o atual campeão da Libertadores. Se as visitantes vencessem, iriam a sua terceira final consecutiva.
E como já era de se esperar, a partida foi muito equilibrada, com as duas equipes bem postadas dentro de campo. O lance mais perigoso da primeira etapa veio em um chute de Formiga, mas a bola bateu na trave.
Na volta do intervalo, foi o time chileno quem atacou um pouco mais e conseguiu abrir o marcador aos 15 minutos com Yusmery Ascanio. Com a desvantagem no placar, as brasileiras precisavam ao menos de um empate para levar a partida para os pênaltis.
Foi aí que a estrela de Giovânia brilhou mais uma vez e aos 44 minutos do segundo tempo a atacante conseguiu deixar tudo igual no ABC, São José 1, Colo Colo também 1. Por causa do empate, a decisão precisou ir para as penalidades. E novamente as brasileiras se sobressaíram em cima das chilenas, convertendo 3 cobranças e carimbando o passaporte para a grande decisão.
Na outra semifinal se enfrentaram Formas Íntimas da Colômbia e Mundo Futuro da Bolívia. E logo no comecinho da partida, a equipe colombiana já mostrou que não estava para brincadeira e abriu o placar com menos de 15 minutos de jogo.
Mesmo com a desvantagem no placar, as bolivianas não deixaram se abater e ainda conseguiram responder com uma bola na trave. Mas, segurar o ataque adversário tornou-se missão quase impossível e aos 37 minuyos, Yesica Sánchez ampliou para as colombianas.
Na segunda etapa o Formas Íntimas não tirou o pé do acelerador e logo aos 3 minutos da etapa complementar, Jennifer Peñaloza Hoyos marcou mais um para as colombianas. Aos 15 minutos Maitê é derrubada na área e sofre pênalti. A chance de diminuir a diferença ficou nos pés de Yanete que desperdiçou a cobrança.
Para piorar a situação do Mundo Futuro, aos 28 o Formas Íntimas fez o quarto gol, dando ares de goleada à partida. Mas, as guerreiras bolivianas mesmo perdendo por um placar elástico, não desistiram. Aos 36 minutos, Maitê conseguiu marcar o gol de honra e diminuir a diferença, Fim de jogo no ABC, Formas Íntimas classificado 4, Mundo Futuro 1.
A grande final da 5ª edição da Libertadores será decidida entre São José e Formas Íntimas na próxima quinta-feira, 07, às 18 horas. Já a disputa do terceiro lugar será entre Colo Colo e Mundo Futuro, às 10h30.