Devido à baixa adesão do público-alvo, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou a faixa etária para a imunização contra a dengue. A partir desta quinta-feira (07), crianças e adolescentes de 10 a 14 anos poderão receber a vacina em uma das 29 unidades básicas de saúde.
A campanha teve início no dia 28 de fevereiro para crianças de 10 e 11 anos, mas somente 22% deste público-alvo foi imunizado em Foz do Iguaçu, o que representa 1.728 doses aplicadas de um total de 7.909 recebidas.
No Estado, a cobertura é de apenas 23%, o que corresponde a 8.252 doses de um total de 35.025 distribuídas para a 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu e a 17ª Regional de Saúde de Londrina.
“Assim como em todo o país, a adesão na cidade também é considerada baixa e por isso a ampliação foi proposta pelo Ministério da Saúde e recomendada pela Secretaria de Estado da Saúde”, informou a secretária de saúde do município, Rose Meri da Rosa.
A mudança segue a instrução da Nota Técnica nº 12/2024 da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde.
O Ministério da Saúde recomenda a aplicação de duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas.
Vacinação
A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções pelos vírus. É fundamental o alcance de elevadas e homogêneas coberturas vacinais na população-alvo da estratégia. A vacina protege contra os quatro sorotipos da doença.