Search
Previous slide
Next slide

Educação de Jovens e Adultos é discutida em Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

A Secretaria de Estado da Educação promove até sexta-feira (22), em Foz do Iguaçu, o Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos e Alfabetização. O evento reúne cerca de 300 alfabetizadores, coordenadores de turmas e técnicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação que atuam no Programa Paraná Alfabetizado e na Educação de Jovens e Adultos Fase 1 (anos iniciais do ensino fundamental).

O objetivo do seminário é definir as principais funções dos alfabetizadores e discutir metodologias do trabalho pedagógico. “Dessa forma, nós criamos uma identidade do Estado do Paraná, com a perspectiva de garantir um método de alfabetização adequado e a continuidade dos estudos para essas pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever”, disse a chefe do Departamento de Educação de Jovens e Adultos, Márcia Leonora Dudeque.

De acordo com o Censo do IBGE de 2010, 6,29% dos paranaenses com mais de 15 anos não sabem ler e escrever, cerca de 50 mil pessoas. Atualmente, o Paraná Alfabetizado atende cerca de 25 mil alunos. São mais de 2,2 mil alfabetizadores em 2.262 turmas em todo o Estado. A meta é alfabetizar entre 30 a 40 mil pessoas a mais até o final de 2014. Nos dez anos do Programa Paraná Alfabetizado, mais de 490 mil pessoas já foram atendidas.

Discussões –
Esta é a primeira etapa de uma proposta de continuidade de formação que ainda reunirá, na semana que vem, também em Foz do Iguaçu, outros 300 profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos Fase 2 (anos finais do ensino fundamental) e no Ensino Médio.

Na primeira semana de dezembro, 500 pessoas, entre chefes das regionais e secretários municipais de educação de todo o Paraná vão se reunir para discutir e implantar um pacto pela alfabetização e escolarização. O evento servirá para reforçar o diálogo existente entre o Estado e municípios na oferta de ensino que propicie ao aluno recém-alfabetizado a continuidade dos estudos.

Previous slide
Next slide