Teve início nessa segunda-feira, 25, em Foz do Iguaçu, o 6º Cataratas Open de Tênis. O torneio que está sendo disputado por 262 atletas de 27 países, já começou com surpresas.
É que um dos principais favoritos ao título, o argentino Andre Collarini, atual 257º no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais – ATP – foi derrotado pelo brasileiro Carlos Eduardo Severino (767º) e caiu logo na primeira rodada. Carlos obteve uma convincente vitória por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-5.
Já no duelo entre os argentinos Nicolas Kicker e Franco Agamenone, melhor para o primeiro que confirmou o favoritismo vencendo o compatriota. Na partida entre Patrício Heras e o brasileiro Maycon Santos Dias, a vitória foi do hermano. Outro brasileiro que surpreendeu foi Fabricio Burdisso, que venceu o favorito João Pedro Sorgi.
Foto: Marcos Labanca |
Rivalidade em quadra: Brasileiro desbanca argentino e manda hermano mais cedo para casa |
Nos outros três confrontos da primeira rodada da chave-principal os vencedores foram: Alexandre Tsuchiya e Rafael Camilo, ambos brasileiros e o uruguaio Martin Cuevas.
Esta competição tem por objetivo, fazer com que os atletas pontuem no ranking da ATP e da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). O evento vem crescendo a cada ano na fronteira. Em 2012, mais de 200 tenistas do Brasil e de outros 20 países se inscreveram para participar do torneio. Em 2013, o número de participantes e de países cresceu o que mostra a importância e a credibilidade do campeonato.
O Cataratas Open segue até o dia 30 deste mês e a programação pode ser acompanhada pelo site oficial do evento: www.cataratasopen.com.br. A entrada é franca.
HISTÓRICO DE CAMPEÕES
2012 – Hans Podlipnik-Castillo (chileno)
2011 – André Ghem (brasileiro)
2010 – Juan Pablo Villa (argentino)
2009 – Alexandre Bonatto (brasileiro)
2008 – Julio Silva (brasileiro)
COMO É FORMADA A CHAVE-PRINCIPAL
20 classificados por melhor ranking
8 classificados via Qualifying (realizado dias 23 e 24)
2 tenistas convidados pelos organizadores
1 tenista convidado pela CBT (Confederação Brasileira de Tênis)
1 tenista campeão do Qualifying Nacional (realizado de 19 a 21)
PONTUAÇÃO DO CATARATAS OPEN DE TÊNIS
Campeão – 18 pontos
Finalista – 10 pontos
Semi-finalistas – 6 pontos
Quarto-finalistas – 2 pontos
R16 (perdedores de segunda rodada) – 1 ponto
R32 (perdedores de primeira rodada) – 0 pontos
PREMIAÇÃO DO CATARATAS OPEN DE TÊNIS
Além de contar pontos para o ranking da ATP, o evento distribui US$ 10 mil em premiação.