Uma das maiores dúvidas enviadas por viajantes que estão programando viagem para Foz do Iguaçu é sobre a política de meia-entrada e quais atrativos a oferecem. De acordo com a Lei nº 12.933/2013, todos os estabelecimentos que realizam eventos culturais, esportivos e de lazer devem disponibilizar a meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda.
Uma grande parte dos atrativos de Foz do Iguaçu não se encaixa na classificação que obrigatoriamente precisa oferecer o benefício da meia-entrada, entretanto, muitos o fazem.
Por ser passeio de ecoaventura, o Macuco Safari, um dos principais atrativos operados dentro do Parque Nacional do Iguaçu, estaria dentro da lista dos atrativos que não teriam a obrigatoriedade de oferecer o benefício, mas isso mudou.
O Macuco Safari anunciou ontem uma nova política de meia-entrada, em conformidade com a Lei nº 12.933/2013. Seguindo a iniciativa do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) para unidades de conservação federais, a empresa Ilha do Sol, detentora da concessão, assegura agora que, assim como os moradores lindeiros ao parque, que já eram beneficiados, os estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda também terão direito ao benefício.
A iniciativa surge em resposta à proposta do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), visando estabelecer critérios mais abrangentes para a concessão de meia-entrada em unidades de conservação federais. Ao aderir a essa norma, a empresa Ilha do Sol, detentora da concessão, assume um papel pioneiro na promoção da inclusão, garantindo que um número ainda maior de pessoas tenha acesso facilitado ao Macuco Safari.
Estão beneficiados com o desconto de 50% na tarifa do passeio os visitantes que se enquadram nas Leis: Lei 12.933/2013 (15 a 29 anos), Lei 12.764/2012 (moradores da região), Lei 13.146/2015 (PNE – PCD) e no decreto Dec. 8.537/2015 (baixa renda).
O visitante poderá adquirir o ingresso para o atrativo com o desconto diretamente na bilheteria do atrativo ou em uma agência. A Loumar Turismo, desde a tarde de ontem, já está emitindo os ingressos para o Macuco Safári com as novas regras de benefício. Para garantir o ingresso, os visitantes podem entrar em contato com a agência pelo WhatsApp da Loumar. Para enquadramento das tarifas especiais, a bilheteria do atrativo irá exigir a apresentação dos documentos necessários que comprovem a condição exigida na Lei.