Várias iniciativas inovadoras foram premiadas na tarde desta quarta-feira (14). Summit Iguassu Valley termina amanhã (15). (Fotos: Marcos Labanca/Divulgação)
Estudantes, professores, jovens empreendedores, pesquisadores, empresários, speakers, patrocinadores, apoiadores, parceiros, representantes de instituições públicas e pessoas em busca de conhecimento fazem parte do público que está participando do Summit Iguassu Valley, em Foz do Iguaçu.
O evento foi aberto nesta quarta-feira (14) e contou com a participação de diversas autoridades. Entre elas, o prefeito de Foz, Chico Brasileiro; o secretário de Inovação do Paraná, Marcelo Rangel; o gerente Regional do Sebrae Nacional, Augusto Stein; o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), professor Irineu Colombo; o presidente da Central Sicoob, Roberto Fernandes; o segundo vice-presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Alci Rotta; o coordenador geral do Iguassu Valley, Jadson Siqueira; e a coordenadora do Summit Iguassu Valley, Taiuska Villa de Lima.
Revolução – Logo depois da abertura oficial, o palestrante, consultor e mentor de gestão e inovação, José Salibi Neto, falou sobre a “Gestão do Amanhã”, compartilhando informações sobre gestão, inovação e liderança para “vencer na 4ª Revolução Industrial”.
“A inovação eficiente, sustentadora e transformadora libera as empresas para crescerem de maneira inédita”, disse ele, alertando que “o maior perigo não é a mudança, mas agir com a lógica do passado”.
Programação – As atividades estão sendo realizadas no Salão Grand Ballroom, e nos palcos adjacentes, como a Sala Scendere 01 e Sala Scendere 02. São palestras, conferências, oficinas e exposições simultâneas, que abrangem uma diversidade de temas, permitindo que os participantes escolham as abordagens preferidas.
Faculdades da região também dividem espaço na Mostra Universitária para expor 63 projetos desenvolvidos por estudantes e professores das instituições.
No corredor ao lado, 22 iniciativas relacionadas ao agronegócio, gestão, meio-ambiente, saúde, energia e tecnologia da informação também estão em exposição. Os representantes foram selecionados para a Vitrine das Startups e também têm a oportunidade de participar de pitchs, onde apresentam os projetos para possíveis investidores.
“Nossa proposta, além de conectar pessoas e empresas que possam impulsionar as organizações e construir relacionamentos de negócios valiosos, é incentivar esse ecossistema de inovação”, disse Taiuska Villa de Lima.
Premiação – Projetos de destaque dentro do ecossistema da inovação foram premiados na tarde desta quarta-feira (14). Um deles foi o ProgeTI – destaque na categoria “Inovação Organizacional”. O Programa da Fundetec, de Cascavel, capacita jovens para serem programadores e já atendeu cerca de mil crianças e adolescentes na cidade.
Programação – A programação completa do último dia do evento está disponível no site https://summit.iguassuvalley.com.br/.
Parceiros – Entre as instituições que estão apoiando o evento estão: Iguassu Valley, Oeste em Desenvolvimento, Sebrae, PTI, Sicoob, Fundação Araucária, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Fiep, Fomento Paraná, Constel Tecnologia, Prefeitura de Toledo, Biopark, Frimesa, Visit Iguassu, Fundo Iguaçu, UTFPR, Coopavel, Plug and Play, Unioeste, Icities, Paraimpacto/Sol Pedras, ABIPIR, IFIA, Prefeitura de Toledo, Iguassu Angels, RPC e Loumar.
Assessoria de Comunicação Summit Iguassu Valley