O dia no Parque Nacional do Iguaçu nesta sexta-feira, 10, foi em clima especial. Afinal, aniversário de 75 anos merece uma comemoração daquelas. E foi exatamente isso que aconteceu nesta manhã. O primeiro mirante do parque, que dá uma visão única das Cataratas do Iguaçu, foi o espaço da festa, com direito a palco e apresentações musicais.
Para o chefe do Parque, Jorge Pegoraro, 2014 reserva muitas alegrias. "Este será um ano muito importante, porque, além dos 75 anos do Parque, é Foz do Iguaçu completa 100 anos. Será o ano que vai trazer a Copa do Mundo para o Brasil e o ano em que o PNI deve bater o recorde de visitação. Esperamos cerca de 1 milhão e 700 mil de visitantes. Hoje é o pontapé inicial para as comemorações do centenário".
Foto: Garon Piceli / Clickfoz |
Chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, afirma que 2014 será um ano muito importante para o atrativo |
Uma dessas atividades comemorativas será a 8ª Meia Maratona das Cataratas, com o troféu "100 Anos de Foz do Iguaçu". A corrida, já tradicional na cidade, será transmitida ao vivo em rede nacional e visa fazer "uma justa homenagem à cidade".
Autoridades presentes na comemoração |
Melhorias – Ainda conforme Pegoraro, o PNI irá ter novidades na estrutura. Em março, está prevista a inauguração do espaço "Memória das Cataratas", junto ao Centro de Visitantes. "Será um espaço permanente com fotos antigas das cataratas, mas também vamos convidar artistas locais e regionais a expor seus trabalhos". A previsão é de que até junho a ciclovia fique pronta. O elevador e espaço Naipi também passarão por reformas. "Tudo isso para receber com excelência esses 1 milhão e 700 mil visitantes que são esperados".
ICMBio – O presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vicentin, esteve presente no evento desta manhã e disse que 2013 foi um ano de aprendizado. "Foz do Iguaçu é o nosso cartão de visita. É a vitrine dos parques e das unidades de conservação do Brasil. Essa comemoração antecipa um modelo de gestão que nós gostaríamos que fosse extendido pelo país inteiro".
Foto: Garon Piceli / Clickfoz |
Expectativa para 2014 é de 1,700 milhões de visitantes |
História do Parque – O Parque nacional do Iguaçu, criado em 1939, pelo Decreto N° 1.035, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica (estacional semidecídua) da região sul do Brasil. Devido a sua expressiva variabilidade biológica somada à paisagem singular de rara beleza cênica das Cataratas do Iguaçu, fizeram do Parque Nacional do Iguaçu a primeira Unidade de Conservação do Brasil a ser instituída como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO, no ano de 1986.
Unido pelo rio Iguaçu ao Parque Nacional Iguazú, na Argentina, o Parque integra o mais importante contínuo biológico do Centro-Sul da América do Sul, com mais de 600 mil hectares de áreas protegidas e outros 400 mil em florestas ainda primitivas, responsabilidade ímpar para ações conjuntas entre brasileiros e argentinos nos esforços de preservação deste tão importante patrimônio mundial. (Fonte: Cataratas do Iguaçu S.A)