Ter um carro de 3, 4 ou 5 portas, como o Chevrolet Spin, faz diferença. A escolha depende de quantas pessoas costumam viajar no veículo, que tipo de uso esse veículo tem e se carrega muitos objetos ou não. Depois, vai depender do gosto de cada consumidor e sobre gostos, não há nada escrito!
Se você possui, por exemplo, um Chevrolet Spin usado, com certeza já conhece os benefícios de um veículo de 5 portas. Mas há pessoas que desconhecem essas vantagens, bem como desconhecem talvez que os veículos de 3 portas estão no caminho do sumiço…
Há alguns anos, os carros de três portas eram muito solicitados, não só pelo preço mais econômico –porque Chevrolet Spin preço, por exemplo, é mais alto- mas eram escolhidos pelo design mais moderno. Embora hoje em dia, vistos desde atrás, é difícil distinguir se têm duas ou quatro portas, porque são praticamente iguais…
Mas o fato dos consumidores estarem mais inclinados aos carros de cinco portas, como o Spin da Chevrolet, tem os seus motivos:
Mais confortáveis e de fácil acesso para as pessoas idosas
Se pensarmos nos idosos, todos temos parentes de idade, pais, avôs, que em algum momento levaremos no nosso carro e, por determinadas circunstancias, deverão viajar nos bancos de trás.
Se for um veículo de duas portas, será realmente difícil para eles poder entrar com conforto para sentar nesses bancos. Entrar nessa segunda fila de bancos fica duplamente mais complicado para uma pessoa de certa idade que, obviamente, já não possui a mesma agilidade.
Entrar em um veículo que não tem cinco portas, como o carro Spin usado tem, também provoca incomodo para pessoas de 50 anos, por exemplo! Ter que entrar evitando o cinto de segurança, evitando bater no teto com a cabeça a acabar caindo no banco de trás, é uma tarefa e tanto! Com o passar dos anos, tudo fica ais complicado.
Mais facilidade para sentar bem e com segurança às crianças
Tendo um filho pequeno, no banco de trás certamente deve ser colocada a cadeirinha infantil de acordo ao tamanho da criança. Tendo um carro de cinco portas como o Chevrolet Spin usado preço, colocar essa cadeirinha nos bancos traseiro, fixa-la para que não saia do lugar e depois entrar com o bebê, coloca-lo, prender o cinto de segurança, acaba sendo uma tarefa mais confortável. Já fazer isso tudo em um carro de três portas… levará mais tempo fazer isso tudo, além das posteriores dores nas costas!
Mais amplitude na cabine
Um carro de três portas passa a sensação de menor espaço na parte de trás. E não é uma sensação: é mesmo menor que um carro de cinco portas! Além disso, as janelas de trás não podem ser abertas, o que causa uma certa sensação de claustrofobia para quem viaja nos bancos de trás.
Já um carro de cinco portas permite abrir todas as janelas e é bem mais espaçoso, pelo que essa sensação de confinamento não existe.
Diferença de preços
Há muitos anos, existia uma grande diferença econômica entre os veículos de 3 e de 5 portas. Por esse motivo, muitas famílias com crianças preferiam economizar comprando um veículo de 3 portas que era mais barato. Como naquela época os bancos de trás não tinham cintos de segurança e não era obrigatório o uso de cadeirinhas infantis… Mas tudo mudou!
Hoje em dia não há tanta diferença econômica, inclusive há carros de três portas que, por terem um design bem esportivo, acabam sendo mais caros. De qualquer modo, é compreensível que uma pessoa jovem, sozinha, ou um casal sem filhos, possam optar por um veículo de três portas. É um tipo de veículo que, para eles, acaba sendo prático, não precisam de mais espaço.
No entanto, para uma família com filhos ou que pretende ter filhos no futuro, e que tem pessoas idosas por perto, nada melhor do que um veículo de cinco portas, onde todos os passageiros poderão entrar e viajar com muito conforto e segurança, além de poder carregar as malas e mochilas facilmente no porta-malas.