As estatísticas revelam que o período de carnaval induz à elevação do número de acidentes de trânsito nas rodovias e avenidas de todo o país, tendo como uma das causas principais a combinação de álcool e direção, segundo diferentes estudos especializados. Assim, a conscientização dos motoristas através da ação educativa e preventiva é a forma mais eficiente para a redução de mortes, colisões, infrações e apreensões de veículos nas estradas.
Com esse propósito, a Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu, por meio do Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans) irá realizar a campanha “Bebeu, vá de táxi!”, uma iniciativa educativa pioneira voltada aos motoristas participantes das festas e bailes públicos do carnaval de Foz do Iguaçu. Durante os quatro dias do Carnafalls 2014, uma trupe de artistas e arte-educadores irá interagir com os foliões por meio de atividades lúdicas e da distribuição de impressos informativos. As intervenções serão promovidas na estrutura carnavalesca instalada na Avenida Venezuela e também no “Carnaval da Saudade”, na região central da cidade.
A intenção é orientar os praticantes do carnaval iguaçuense sobre os riscos e perigos decorrentes do uso de bebida alcoólica pelos motoristas e estimular a opção pelo táxi entre esses condutores, bem como, pelas outras formas de deslocamento, como o transporte coletivo e a adoção da carona.
Para a realização da campanha, o órgão de trânsito formalizou parceria com o Centro de Cultura Popular, associação cultural de Foz do Iguaçu que possui experiência na execução de projetos educativos e culturais destinados à conscientização para o trânsito. A equipe terá quatro integrantes que irão encenar pequenas esquetes e cenas breves, simulando os riscos e os perigos do uso de álcool e orientar para a escolha responsável pelo táxi entre esses condutores de automóveis.
A ação “Bebeu, vá de táxi” contará com uma abordagem simples e direta, baseada nas linguagens de circo e teatro, conforme adianta o ator Beto Virgínio. Em uma das cenas, por exemplo, um personagem caracterizado de folião e simulando embriaguez irá interagir com o segundo personagem que utiliza o figurino em forma de automóvel. Nesta interferência, os artistas evidenciam atitudes e circunstâncias que mostram os riscos e perigos do uso de álcool durante a condução de um veículo, sendo orientados pelo guarda de trânsito ficcional.
Foto: Divulgação |
Artistas irão atuar nas ruas para chamar a atenção dos motoristas |
A equipe de arte-educadores ainda realiza performances circenses utilizando aparelhos de malabares que expressam temas e motivos relacionados à legislação e aos corretos procedimentos no trânsito.
Além do Foztrans e do Centro de Cultura Popular, a campanha “Bebeu, vá de táxi!” conta com a parceria da Polícia Militar do Paraná e da Guarda Municipal de Foz do Iguaçu.