Não basta mudar para melhor; é preciso manter o que foi conquistado e avançar ainda mais. É esta a filosofia da política de marketing de Foz do Iguaçu, cidade que, há sete anos, iniciou um trabalho bem-sucedido de reposicionamento de sua imagem, no Brasil e no exterior, o que resultou num fluxo crescente de turistas em Foz do Iguaçu, na melhoria do perfil dos visitantes e na atração de investimentos públicos e privados, conforme avalia o presidente do Fundo Iguaçu e superintendente da Comunicação Social de Itaipu, Gilmar Piolla.
“O plano de marketing para os próximos quatro anos é um aprimoramento do que já fazemos”, diz Piolla, para manter Foz do Iguaçu em evidência, tanto em relação à boa imagem conquistada – a “marca” do destino – como aos serviços e produtos que a cidade oferece. A estratégia se baseará principalmente na mídia espontânea, no calendário de eventos e no bom uso das redes sociais, já que campanhas publicitárias e outros meios de divulgação do destino são limitados pelos custos.
Foto: Destino Iguaçu |
“O plano de marketing para os próximos quatro anos é um aprimoramento do que já fazemos”, diz Piolla |
Mídia espontânea – Os eventos esportivos, segundo Piolla, são um dos principais aliados para a conquista de mídia espontânea e para a manutenção da boa imagem conquistada por Foz do Iguaçu, porque criam uma “associação positiva” entre a cidade e a prática de esportes. Em 2014, além da Meia Maratona das Cataratas e do Mundial de Rafting (ambos em agosto), já consolidados no calendário de eventos, haverá ainda o 2º Campeonato Mundial de Caratê, que trará à cidade, entre 13 e 18 de maio, cerca de dois mil competidores.
Sem esquecer, é claro, do principal evento deste ano, a Copa do Mundo, em que Foz do Iguaçu já garantirá espaço na mídia por ser o centro de treinamento da seleção da Coreia do Sul. Para o turismo, será ainda “uma oportunidade de ouro para ativarmos o mercado asiático, hoje o mais importante do mundo”, afirma o presidente do Fundo Iguaçu.
Estratégias – Entre a manutenção de conquistas, uma das estratégias do Plano de Marketing de Foz do Iguaçu, está garantir que Foz do Iguaçu permaneça em 1º lugar entre as não-capitais no Ranking 2013 do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, e entre as cinco cidades brasileiras em número de eventos reconhecidos pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA, na sigla em inglês).
As estratégias também incluem novas conquistas, como tornar o aeroporto internacional um “hub” do Mercosul e países andinos, ampliar a cota para 500 dólares para conquistar os turistas que hoje fazem compras em Miami. E, ainda, consolidar Foz do Iguaçu como destino de luxo e a região como destino dos que buscam águas termais.
As metas para os próximos anos, para aumentar o número de visitantes e também o tempo de permanência dos turistas, preveem a criação e ampliação do número de atrativos, com foco nos mais diferentes públicos.
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