A vacianação contra o HPV, vírus que pode causar câncer no colo do útero, começou nesta segunda-feira, 10, em Foz do Iguaçu. A meta no estado é vacinar 80% das adolescentes entre 11 e 13 anos, cerca de 200 mil meninas. As vacinas estão disponíveis em todas as unidades municipais de saúde.
Foto: Arquivo |
Vacinha contra o HPV começou a ser realizada nesta segunda-feira, 10 |
Em Santa Terezinha de Itaipu, as doses começaram a ser distribuídas nesta terça-feira, 11. A cidade tem uma expectativa de 570 garotas vacinadas nos postos de saúde.
As adolescentes vacinadas devem voltar ao posto de saúde para a 2ª dose depois de seis meses. Cinco anos após a 1ª dose, elas devem retornar ao posto para a 3ª dose. Em 2015 serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos de idade, e a partir de 2016 toda menina a partir dos 9 anos de idade.
O vírus papilomavírus humano (HPV) é responsável por 70% dos casos de câncer no colo do útero, quarta doença que mais mata mulheres no Brasil. A transmissão do vírus pode ser por meio de contato direto com a pele ou mucosas infectadas na relação sexual; de mãe para filho no momento do parto; ou por compartilhar toalhas e roupas íntimas infectadas.
Letícia Lichacovski é repórter e fotógrafa do Clickfoz e
blogueira do Cereja no Ombro. Para interagir com a
jornalista, siga ela no Twitter e no Facebook.