No ano em que comemora seu 5º aniversário, o Shopping Catuaí Palladium tem diversos motivos para celebrar: recebeu duas novas lojas âncoras – a varejista de moda, C&A, que trouxe para Foz do Iguaçu a primeira loja conceito do Brasil, com espaços digitais e experiências inéditas; e a gigante Cellshop Duty Free, o maior free shop do país em fronteira terrestre, com arquitetura inspirada nos modelos Europeus, incorporando na loja o passeio por uma das 7 Maravilhas do Mundo, as Cataratas: um verdadeiro case de inovação. Para o próximo semestre está prevista a inauguração de mais uma âncora no Catuaí Palladium, segunda loja franca, a Hype Duty free, que promete trabalhar com mix especializado em produtos orientais, além da chegada de um renomado restaurante internacional.
Com as mais novas marcas regionais, nacionais e internacionais, o shopping contabiliza um número surpreendente de inaugurações recentes: A Página Livrarias, Alisson Acosta Exclusive Salon, Cellshop Duty Free, C&A, Claro, Conforto da Pele, Falls Café, Lond Woman, Markdown, Nuestra Casa, Pandora, Studio da Beleza, Tapetes Schmitz, Asmar’s Doceria Árabe, Havanna Cafeteria e Kami Sushi. Em breve serão anunciadas novidades em serviços e alimentação. Apenas entre as novas operações já inauguradas são geradas mais de mil vagas diretas e indiretas às famílias iguaçuenses; sendo que contabilizando todo o empreendimento e as lojas, o número de empregos diretos ultrapassa 2,5 mil, chegando a 6 mil vagas indiretas.
Desde a fase de construção do Catuaí Palladium, considerado um dos maiores shoppings do Paraná, pertencente ao Grupo Tacla e Grupo Catuaí, o empreendimento foi planejado para atender às expectativas da comunidade e contribuir na geração de empregos e movimentação de diversos setores da economia. Desde o início das obras, em janeiro de 2014, o shopping atuou na geração de aproximadamente 10 mil empregos diretos e indiretos durante as diferentes fases da construção, trabalhando com mão de obra local e trazendo novas e maiores perspectivas no desenvolvimento econômico e social da cidade. “A chegada do shopping trouxe para a região ainda mais perspectiva de crescimento. Estamos evoluindo junto com a nossa cidade, viabilizando a transformação na vida de muitas famílias”, comenta a superintendente do Catuaí Palladium, Daiane Ashidate.
GESTÃO INTEGRADA E COLABORATIVA
Apesar do período delicado imposto pela pandemia ao mundo inteiro, os empreendedores e administradores do shopping compreendem que o pleno crescimento é reflexo de relacionamentos positivos com colaboradores, clientes e parceiros estratégicos; assim como apresentar soluções rápidas e eficazes para as adversidades. Outro ponto imprescindível é o apoio dos empresários. Em Foz do Iguaçu, inclusive, os sócios locais do shopping, do Grupo BDHL, com sua influência e relevância regional, são grandes incentivadores – representados pelos empresários Alberto Amari, Cláudio Rorato, Enio School, Santo Salvatti (in memorian), Valtair Tripiana e Valter e Paulo Baldan.
Diretor de um dos maiores grupos hoteleiros da cidade, o empreendedor Paulo Baldan entende que vivemos um momento histórico, que pode ser estrategicamente aproveitado de maneira positiva: “Desde o início acreditamos muito no projeto do Shopping Catuaí Palladium. E hoje todos nós somos testemunhas da plena transformação do setor de varejo em Foz do Iguaçu, a partir de novas e singulares oportunidades de negócios. A chegada de novidades ao shopping potencializa o amadurecimento da região, que se torna cada vez mais atrativa aos investidores”, opina Baldan.
MARCAS EXCLUSIVAS E CENTRO DE FREE SHOPS
Além de oferecer mais de 10 opções de lojas âncoras, consideradas grandes atrativos, a intenção é atender às necessidades do público local em serviços e comodidades, oferecendo marcas exclusivas e se estabelecer como um “centro de free shops”: “Estamos preparados em todos os quesitos para bem receber a Hype Duty Free, que deve inaugurar conosco no início do segundo semestre. Para o público é excelente visitar um shopping com opções tão atrativas e diferenciadas; e aos investidores, estar em nosso shopping é sinônimo de segurança, infraestrutura, facilidades e menor investimento financeiro”, conta a superintendente do shopping.
Para o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu (ACIFI), Faisal Ismail, a cidade deve consolidar sua vocação turística, impulsionada pelas lojas franca: “As lojas “free shop”, sem dúvida alguma, impulsionam economicamente nossa cidade, fortalecem o comércio, geram muitos empregos e renda local. Isso faz com que esse novo segmento construa uma rede sólida”, diz Faisal. “[A Cellshop Duty Free] tem uma belíssima estrutura, recém-inaugurada, mostra a força deste novo segmento, que tem toda a energia da cidade de Foz a favor”, afirma.
INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA E LOGÍSTICA
O vetor de crescimento do entorno do shopping está em plena evolução, com impulsionadores em infraestrutura, implantações de alto padrão e desenvolvimento aéreo e viário. Destaque para a construção da Segunda Ponte Internacional Brasil – Paraguai e a Perimetral Leste – estrada que ligará a rodovia BR-277 à nova ponte com intersecção na Avenida das Cataratas –, e a duplicação da BR-469 (Rodovia das Cataratas); além da nova e maior pista de pousos e decolagens do Sul do país. Todas estas melhorias tendem beneficiar a área de influência do shopping.
A expectativa é de que o município seguirá como referência turística mundial: “Apesar da crise, o sentimento é de que todos estão unidos em uma “força-tarefa” para reestruturar a economia local, junto às lideranças do setor, que assumem e direcionam a Foz do Iguaçu para uma nova etapa”, explica Daiane Ashidate, responsável pela administração do shopping. Faisal, da ACIFI, acrescenta sobre os investimentos em infraestrutura são essenciais para receber o “novo turista”: “Foz está se preparando para os desafios, com investimentos estruturais como a nova ponte, aumento da pista do aeroporto; a perimetral leste e o novo porto seco que será desenvolvido”, destaca.
O presidente da ACIFI cita também o importante apoio de Itaipu e dos governos Estadual e Municipal a relevância de grandes empreendimentos para a cidade: “[O Catuaí Palladium é] um shopping lindo, com lojas atrativas e muitas novidades! Aos empresários que desejam investir, acredito ser uma excelente opção, seja para free shops, franquias ou marcas próprias, pois oferece um espaço acolhedor, bonito e estrategicamente muito bem localizado!”, finaliza. As datas oficiais de inauguração das novas lojas serão divulgadas em breve nas mídias sociais do shopping: @catuaipalladium.