Search
Previous slide
Next slide

Itaipu espalha mensagens de gentileza em tapumes de obras financiadas pela usina

Previous slide
Next slide

Mais uma marca será impressa nas obras financiadas pela usina de Itaipu: a do acolhimento e do bem-querer. A população de Foz do Iguaçu será abraçada por um projeto-piloto, que vai colorir com grafitagem os 800 metros de tapumes metálicos instalados em torno da revitalização do Gramadão da Vila A, de Itaipu. O tema não poderia ser mais apropriado para esse momento tão delicado: “Gentilezas Urbanas”.

“Dentro do conceito de gentilezas urbanas, a temática dos desenhos será uma mistura do cotidiano do Gramadão, com crianças brincando, soltando pipa, além de frases que geram gentilezas, retratando a natureza local”, explica a coordenadora do projeto, a produtora cultural Yoná Castilho, da Cia de Teatro Amadeus.

Os primeiros traços da grafitagem começaram a ser feitos na manhã desta segunda-feira (22), nos tapumes voltados para a Avenida Silvio Américo Sasdelli. O prazo é de 30 dias, a partir da ordem de serviço emitida pelas Assessoria de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu. O grafite também vai colorir os tapumes na Avenida Paraná e na Rua Perdigão. O projeto deve ganhar corpo nos próximos dias.

“Vou trabalhar com letreiros com algumas palavras que podem melhorar o cotidiano das pessoas, como ‘amor’, ‘fé’, ‘respeito’, ‘solidariedade’”, explica a grafiteira Victoria Budel, que tem experiência de cinco anos na arte. “A comunidade sente falta do Gramadão, por isso, enquanto não podem utilizar o espaço de lazer, vão poder apreciar uma exposição de arte a céu aberto.”

Enquanto Victória escreve palavras positivas, outro grafiteiro, Davi Souza, é o responsável pelos desenhos. “Vamos mostrar a molecada soltando pipa, jogando bola ou curtindo um violão, como é o cotidiano do Gramadão”, afirmou. “Ah, tem que fazer as crianças descendo o barranco de papelão”, lembrou Victória. “Claro, isso não pode faltar”, concluiu Davi.

Gentilezas Urbanas

A ideia da grafitagem com o tema Gentilezas Urbanas nasceu ainda no final do ano passado, numa tentativa de ajudar profissionais que perderam empregos em decorrência dos problemas econômicos e sociais provocados pela covid-19.  Pouco a pouco, Itaipu buscou alternativas para diminuir esse impacto, com uma espécie de força-tarefa do bem.

As obras de Itaipu, com investimentos na ordem de R$ 2,5 bilhões, geram mais de 2 mil empregos no total. Em 2020, a usina fez vários convênios para ajudar, de forma emergencial, categorias afetadas pela pandemia. Entre eles estão o Programa Capacita Guias, que garantiu bolsa-auxílio de R$ 450 para 150 guias de turismo, durante três meses, e uma live solidária que arrecadou R$ 80 mil para profissionais do setor.

Previous slide
Next slide