Search
Previous slide
Next slide

De Paula Contadores lança livro em comemoração aos 50 anos de história

Previous slide
Next slide

Considerada uma das principais empresas de contabilidade do Paraná, a De Paula Contadores completou 50 anos de história em outubro deste ano. Esse importante marco será celebrado com o lançamento de um livro que narra toda esta trajetória, com foco principal na vida de seu idealizador, Antonio Derseu Candido de Paula.

A partir da próxima terça-feira (15), os exemplares de “Sonhos, Escolhas e Luta! – Uma história além de 50 anos de Contabilidade” serão distribuídos para colaboradores, clientes e amigos. O livro também terá uma versão digital, que será disponibilizada gratuitamente no site da empresa www.depaulacontadores.com.br/livro50.

De acordo com a diretora-executiva da De Paula, Elizangela de Paula Kuhn, “essa foi uma maneira de fazer um registro histórico da bela história de vida do meu pai e do escritório, além de uma maneira de agradecer a todos que ajudaram a construir essa história. Temos o sentimento de muita gratidão pela confiança dos clientes e pelo trabalho dos colaboradores, atuais ou que já passaram pelo escritório”.

Com redação e organização do jornalista Vacy Álvaro, o livro é resultado de um intenso trabalho de pesquisa e horas de entrevistas cedidas por Derseu e os demais envolvidos nessa trajetória cinquentenária. O livro é prefaciado por Lucélia Lecheta, primeira mulher a presidir o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, fotografias de Kiko Sierich, revisão de Cláudio Della Benetta e projeto gráfico e edição de imagem da Astronauta Comunicação.

Superação e reviravoltas

Dividida em doze capítulos, a publicação faz uma viagem pela vida de Derseu De Paula desde a sua infância humilde no Rio Grande do Sul, passando pelas conquistas pessoais e profissionais, legados para a comunidade, chegando até o momento atual da empresa, cuja trajetória foi marcada por uma constante busca pela cultura da inovação. O livro conta ainda com depoimentos de clientes, colaboradores e parceiros que fizeram parte destes 50 anos.

A história pessoal de Derseu é marcada por duas grandes reviravoltas. A primeira, no final da década de 1950, quando morava no pequeno município de Capinzal, onde ajudava os pais no campo, e teve a oportunidade de se mudar para uma cidade maior, Santo Antônio da Patrulha (região metropolitana de Porto Alegre). O convite partiu de seu tio Roberto, que era fotógrafo profissional. Com a mudança, aprendeu o ofício da fotografia e conseguiu continuar os estudos, ingressando no curso técnico em Contabilidade e dando os seus primeiros passos na área.

A segunda grande virada ocorreu em 1970, quando casou e decidiu tentar a vida no Mato Grosso ou Rondônia como contador ou fotógrafo. No meio do caminho programou uma visita ao irmão Darci, que morava em Itacorá, distrito que pertencia a São Miguel do Iguaçu, e que não existe desde que a área foi inundada para a formação do lago da usina hidrelétrica de Itaipu. A visita de alguns dias acabou alongando por cinco anos. No distrito, além de começar oficialmente a carreira contábil, participou ativamente de lutas m prol da comunidade nas áreas de educação, segurança e infraestrutura, chegando a ser subprefeito do local.

Em 1975, com a construção de Itaipu teve que se mudar para Foz do Iguaçu, onde montou o seu primeiro escritório na Vila Yolanda. Depois de um tempo, construiu a sede no Centro, que se mantém até hoje após diversas reformas e ampliações. Mais que um escritório de contabilidade, a empresa é vista como modelo de gestão comprometida com o crescimento de seus parceiros e com o slogan “Grandes Clientes, de Todos os Tamanhos”, preza por uma incansável busca pela atualização de sua equipe nos mais variados temas que sejam de interesse ou estratégicos para seus clientes.

Legados para a Comunidade

Derseu ocupa uma das cadeiras da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) e sua história se confunde com o desenvolvimento de Foz do Iguaçu, atuando na implantação e gestão de diversas entidades, como a Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (ACIFI) e Observatório Social de Foz do Iguaçu, entre outras. Além disso, já viajou o Brasil ministrando palestras e conferências sobre os mais diversos temas relacionados à contabilidade e legislação.

 

 

Previous slide
Next slide