Por volta da 20h deste sábado (5), a Catedral Nossa Senhora de Guadalupe da Vila A ganhou iluminação e efeitos especiais, e uma série de atrativos natalinos se acenderam ao seu redor, dando início ao Natal de Luzes da Itaipu em Foz do Iguaçu (PR).
A cerimônia de abertura respeitou os protocolos de enfrentamento da covid-19: ofereceu às famílias e turistas de Foz a possibilidade de passar dirigindo, em sistema drive-thru, pelo circuito de atrações montado ao redor da igreja. Nesta primeira noite do espetáculo, centenas de famílias passaram com seus veículos pelo circuito (a Foztrans chegou a contabilizar mais de 300 carros por hora).
Quem não pôde comparecer teve a opção de acompanhar o evento pela internet. Apesar de se tratar de uma festa orginalmente cristã, o Natal de Luzes da Itaipu tem uma proposta multicultural, de celebrar as características e belezas próprias da região trinacional.
“Esperamos que todos venham e tragam as suas famílias, especialmente as crianças. Esta é uma festa familiar e foi preparada de forma a celebrar o espírito natalino respeitando todos os protocolos de segurança”, afirmou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, na abertura transmitida pela internet.
Na cerimônia, ele foi acompanhado do prefeito em exercício, Nilton Bobato, e do padre Clodoaldo Frasseto, pároco da Catedral. “Momentos difíceis exigem criatividade. Em uma época difícil, o Natal de Luzes mostra que é possível termos um Natal de fé e esperança de que momentos melhores virão”, disse Bobato. “Neste ano, podemos não ter grandes festas e eventos, mas certamente podemos viver o espírito natalino”, completou o padre.
O bispo da Diocese de Foz do Iguaçu, Dom Sérgio de Deus Borges, encerrou as mensagens de abertura ressaltando o lado espiritual da celebração do natal. Quem acompanhou pela internet teve a vantagem de observar a totalidade do cenário iluminado montado ao redor da catedral, com as imagens áreas que se intercalaram com as filmagens feitas do chão.
Com segurança, mas sem perder a magia do Natal
Moradora de Foz, Jaqueline Gimenez Céspedes gostou do formato drive-thru, oferecido para que as pessoas possam desfrutar da magia do Natal, mesmo em tempos de restrições. “A gente veio trazer meu sobrinho, de dois anos de idade. Nessa pandemia, ficar fechado em casa deixa ele muito ansioso. Quando soubemos das luzes, ele quis vir e está sendo bem legal”, afirmou. “Quem tem criança em casa sabe como eles precisam desse contato [externo]. Meu sobrinho adora Natal e é maravilhoso ter essa experiência com mais segurança quanto à covid.”
Janete Moroni da Luz, que esteve na abertura acompanhada pela família – marido e dois filhos –, também ficou satisfeita com o formato inédito. “Achei muito interessante porque, com a pandemia, é uma segurança a mais para nós e para nossas crianças. Foi uma medida super legal. A experiência é show de bola”, avaliou.
Espetáculo
O espetáculo é gratuito (mas quem quiser pode contribuir com um quilo de alimento não perecível) e tem como principal destaque projeções mapeadas nas fachadas da catedral, que serão apresentadas até o dia 23, das 20h às 23h30. Uma estrela-guia conecta alguns dos principais ícones da região, como as Cataratas, usina de Itaipu, Marco das Três Fronteiras, Mesquita, entre outros. Também são transmitidas mensagens de otimismo e esperança.
A produtora responsável pela apresentação é a Visualfarm, empresa de São Paulo (SP) pioneira no Brasil na criação de espetáculos públicos projetivos e no uso do video mapping (mapeamento de vídeo), e responsável pela aplicação da técnica no Cristo Redentor. Além da inovação e da segurança, a festa promovida pela Itaipu também se preocupou com a sustentabilidade dos materiais e técnicas empregadas para a construção dos cenários. A área também foi decorada com muitas luzes, boneco de Papai Noel, bola colorida gigante e outros brinquedos.
O circuito drive-thru irá permanecer enquanto estiver em voga o decreto do governo estadual que restringe eventos com mais de 10 pessoas em lugares públicos. Depois do dia 23, os atrativos natalinos montados ao redor da catedral ficam no local até o dia 5 de janeiro.