A região Oeste do Paraná se destaca com três municípios com mais de 50 mil habitantes no ranking nacional Connected Smart Cities. No Paraná são oito cidades que fazem parte da lista de 100 municípios classificados. A nível nacional, o primeiro lugar ficou para São Paulo, seguido por Florianópolis. Em terceiro lugar está Curitiba.
São analisados 11 eixos temáticos e mais de 300 indicadores de desenvolvimento econômico sustentável, utilizados em padrões internacionais que ajudam a minimizar riscos e sinalizam oportunidades de negócios, segundo transcrito na publicação com os resultados.
A tecnologia é usada para promover qualidade de vida e desenvolvimento sustentável com gerenciamento e serviços oferecidos à população, conforme o documento.
Oeste do Paraná
Na região Oeste do Paraná, três municípios foram incluídos na lista das 100 cidades mais inteligentes, Cascavel (51ª), Foz do Iguaçu (79ª) e Toledo (96ª). Conforme a Urban Systems, que elabora o ranking, são mais de 900 projetos e 700 cidades analisadas. “É um resultado importante, tendo em vista que muitas das empresas associadas à Iguassu-IT, colaboram com o fornecimento de soluções tecnológicos para a região”, analisa o presidente da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oeste do Paraná (Iguassu-IT), Marcio Pinheiro.
Além de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, o Paraná tem Curitiba (3ª), Maringá (24ª), Londrina (25ª), Pato Branco (49ª) e São José dos Pinhais (87ª).
Ranking
O Connected Smart Cities envolve empresas, entidades e governos em uma plataforma voltada à inovação e construção de cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis com os princípios de integração, inovação, colaboração, transparência e foco nas pessoas.
Por haver diversos conceitos de Cidades Inteligentes, desde os que estão mais apoiados em tecnologia, até aqueles que estão mais relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade, há o Ranking nomeado Connected Smart Cities.
Conceito
O estudo considera o “Conceito de Conectividade” sendo a relação existente entre os diversos setores analisados. O conceito de smart cities considerado entende que o desenvolvimento só é atingido quando os agentes de desenvolvimento da cidade compreendem o poder de conectividade entre todos os setores.