Publicações provenientes de perfis de diversos influenciadores e líderes de Ciudad Del Este, incluindo nessa lista o próprio prefeito da cidade, Miguel Prieto, dão conta de que, à partir das 05h deste sábado haverá uma mobilização cidadã na cabeceira da Ponte da Amizade.
Sem apresentar organizadores, a convocação vem sendo difundida pelos próprios cidadãos que afirmam que a mobilização pacífica tem como intuito exigir medidas concretas para tirar a cidade do estado de prostração econômica em que se encontra. Afirmam ainda que, a cada dia, cresce a longa lista de trabalhadores despedidos e empresas falidas pela crise causada pela quarentena que já dura mais de 5 meses e o Governo do Paraguai aparentemente não tem planos concretos para lidar com ela.
De acordo com a convocatória, a manifestação é por tempo indeterminado e inclui o fechamento total da Ponte Internacional da Amizade, ou seja, não será permitida a entrada ou saída de caminhões de comércio exterior.
Pequenas e médias empresas vão se somar à mobilização. “Estamos apoiando esta mobilização juntamente com todos os setores, é uma manifestação dos cidadãos, será uma resistência à opressão e insensibilidade do Governo a todos os nossos pedidos pelo momento que hoje estamos vivendo”, disse Iván Airaldi, representante do setor.
Na convocatória há também uma lista de mais de 50 estabelecimentos de Ciudad Del Este que já aderiram à mobilização e estarão fechadas neste sábado para que seus funcionários possam participar da mobilização. Veja abaixo alguns dos principais nomes que constam na lista:
Segundo a convocatória, a mobilização conta com o apoio dos estabelecimentos Tcheloco, Cell Shop, Mega Eletrônicos, Macedônia, Mega Eletro, Flash Importados, Pc Tronic, Visão Vip, Shopping China, Shopping Cataratas, Quanta, Hb Games, Flytec, Farmacia Triunfo, Atacado Games, Alborada Informática, Alborada Perfumes, Aurora Trading, King Parts, Csd Connect Life, Smart Store, Mylan Óculos, Consoft, Rosana Cell, Telemax, Spt Super Power Technology, D. H. A Import, City Cell, Asotecel, Áudio Música, Casa Angela, Shopping Paris, Farmacia Dior, Shopping Box, Atacado Sharp Led, Gioteck Assistência, Aam Cell, Modi Internacional, Mundo Do Celular, Gaba Hobby, Best Shop, Nissei, Restaurant Mr. Grill, Restaurant Mitaí – Faraone, Vare’a Gourmet – Food Park, Restaurant El Paisano, Kilkenny Cde, Capitão Bar, Don Luis Resto Bar, La Mexicanita, Boomerang Bar, Época Bar & Terraza Chopp, Quiero Fruta, Egomsoft
Ainda de acordo com Airaldi, os pequenos negócios vão morrer comercialmente, porque não há mais condições e o governo não apresentou propostas claras de reativação econômica. Ele lembrou ainda que os 25 mil estudantes de medicina brasileiros, que moravam na cidade e aqueciam o comércio local não estão mais lá. “Estamos falando de pessoas que claramente consumiam”.
Em videoconferência promovida nesta semana entre representantes dos setores comerciais de Foz do Iguaçu e Ciudad Del Este, Carlos Jara, presidente da Câmara dos Empresários do CDE e Alto Paraná, afirmou que, com a quarentena sem fim, imposta em Ciudad Del Este, cerca de 75 mil pessoas ficaram sem renda, destas, 20 mil correspondem ao setor formal e 55 mil ao setor informal.
Cobertura
Nas redes sociais de Foz do Iguaçu, o perfil de Instagram Guia de Compras Paraguai promete cobrir toda a mobilização com fotos durante todo o dia para que interessados que não se encontram na região possam acompanhar. Acompanhe também as principais notícias sobre a manifestação através do nosso grupo no Telegram.