A Secretaria Municipal da Saúde (SMSA) inicia na próxima segunda-feira, 19, a Campanha Nacional de Multivacinação, em que são ofertadas até 14 vacinas. A imunização é para menores de cinco anos, e crianças e adolescentes com idade entre 9 e 15 anos. Durante duas semanas, os pais devem procurar uma das 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município para atualizar o cartão de vacinação dos filhos.
De acordo com o Ministério da Saúde, esse ano o calendário de vacinação tem mudanças, especialmente no esquema vacinal da poliomielite, HPV, meningocócica C (conjugada) e pneumocócica 10 valente. As alterações são comuns, e realizadas em função da situação epidemiológica, indicações ou incorporações de novas vacinas.
Para acolher e orientar os moradores, os profissionais de saúde de Foz estão recebendo capacitação para atender a demanda. “O objetivo é combater doenças imunopreveníveis e reduzir o índice de abandono à vacinação”, justificou a coordenadora do Programa Municipal de Imunização, enfermeira Ângela Gonzalez. “É um esforço conjunto do município e da população para que a caderneta de vacinação fique atualizada”, completou.
DENGUE
Na próxima semana, Foz do Iguaçu terá duas campanhas de vacinação em andamento. Além da Multivacinação, moradores de Foz com idade entre 15 e 27 anos devem receber a primeira dose da imunização contra a dengue. A campanha terminou no dia 3 de setembro, mas foi prorrogada por mais três semanas, até o dia 24, por determinação da Secretaria de Estado da Saúde (SESA). A medicação também está disponível na rede pública de saúde. É necessário fazer o pré-cadastro na internet (vacinadengue.saude.pr.gov.br) e apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço.