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Agenda de ministro de Infraestrutura inclui visita à ponte Brasil-Paraguai

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

A agenda do ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em Foz do Iguaçu, prevê uma intensa programação: inauguração de obras do aeroporto Internacional e visita à futura Ponte da Integração, obra totalmente financiada por Itaipu.

A chegada do ministro está prevista para as 9h45. Já às 10h, ele inaugura as obras de melhoria e ampliação do terminal. Uma das mais importantes é assinatura da ordem de serviço para ampliação da pista de embarque e desembarque, que vai garantir ao local receber aeronaves de grande porte.

A assinatura será na sala e embarque e desembarque. Na sequência, o ministro, acompanhando do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joaquim Silva e Luna, e demais autoridades da Infraero e do município, fazem visita técnica às obras de ampliação do pátio de aeronaves. Para as 12h30 estava prevista uma coletiva à imprensa.

Depois do almoço, por volta das 14h30,  o ministro segue para a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, que começou a ser construída em agosto e está com as obras bastante adiantadas.  Novamente, por volta das 16h30, ele atende à imprensa para uma entrevista ali mesmo no local. Logo após o atendimento aos jornalistas, ele retorna para Brasília.

As  obras  de  modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Foz  do  Iguaçu devem reconfigurar o status do Destino Iguaçu. A Itaipu Binacional investiu recursos na ampliação da pista de pouso e  decolagem.  O valor do  contrato  assinado com a construtora pela Infraero  é  de  R$  53,9  milhões,  dos quais a Itaipu entrará com R$ 43,1 milhões  (80%  do  custo).  A empresa também pagou pela duplicação dos 800 metros  da  pista  que liga o aeroporto à BR-469. A obra deve ser concluída até  meados  deste ano. Além do alargamento das pistas, serão criadas alças de retornos e acostamentos.  Haverá, ainda, uma ciclovia, passarelas de pedestres e abrigos de ônibus.

Fazem  parte da inauguração a modernização e as obras na área interna do  terminal,  que  estão  praticamente  concluídas  desde  dezembro do ano passado. As ações incluíram ampliação das salas de embarque e desembarque, instalação  de esteiras de restituição de bagagem na área e de quatro novas pontes  de  embarque, os chamados fingers. As melhorias  resultaram  na ampliação do saguão do terminal e nos setores de check-in e inspeção. A capacidade do aeroporto de Foz  do  Iguaçu saltou dos atuais 2,5 milhões para 5 milhões de passageiros ao  ano.  As salas  de embarque, que tinham 900 metros quadrados, passaram para  5,4  mil  metros  quadrados.  O valor inicial do investimento foi R$ 32,650 milhões, em recursos da Infraero e da Itaipu Binacional. Essas três obras dá um total de investimentos da Itaipu de mais de R$ 7O milhões.

Prioridades

As obras no aeroporto fazem parte de um pacote de obras para alavancar o desenvolvimento regional previstas na lista de prioridades da gestão da nova Itaipu, que começou a ser reestruturada desde a posse do general Joaquim Silva  e  Luna, há exatamente um ano. Só na margem brasileira da usina,  a  reestruturação  está  garantindo  o  redirecionamento  de R$ 600 milhões (sem ônus para o consumidor. A tarifa de Itaipu continua congelada)  para obras que deixem legado para a população.

Além  do aeroporto, as principais obras financiadas pela Itaipu são a Ponte  da  Integração  Brasil-Paraguai,  entre  Foz  do Iguaçu e Presidente Franco,  iniciadas em agosto de 2019 e previstas para conclusão em junho de 2022,  juntamente  com  a  Perimetral  Leste,  que vai desviar o tráfego de caminhões pesados do corredor turístico e do centro da cidade. A perimetral permitirá  o  tráfego  de  caminhões  entre  Brasil,  Argentina  e Paraguai diretamente da BR-277 às pontes entre os dois países (e vice-versa).