Uma grande mobilização vai acontecer em Foz do Iguaçu no início do mês de agosto para recolher lixo eletrônico. A confirmação da terceira edição do “Foz Futuro Limpo”, para dar a destinação correta de itens como computadores, TVs, celulares, impressoras, monitores, videocassetes, leitores de CD e DVD e câmeras fotográficas, foi feita na reunião de diretoria da ACIFI pelo coordenador do Núcleo de Tecnologia da Informação, do Programa Empreender, James Bortolini. “Essa é a maior campanha de arrecadação de lixo eletrônico da cidade e por isso convocamos empresas e toda a população a separar o que não utiliza mais para fazer o descarte correto”, informou James.
O engenheiro ambiental Cassiano Cominetti alertou quanto aos materiais que não são coletados durante a ação, como tubos de imagem, lâmpadas e pilhas. “Eles contêm materiais tóxicos que poluem o meio ambiente e podem causar problemas de saúde, por isso precisam ser descartadas em locais adequados”, explicou Cassiano.
Foto: Divulgação |
O engenheiro ambiental Cassiano Cominetti e o coordenador do Núcleo de TI, James Bortolini |
O Foz Futuro Limpo será nos dias 1º de agosto, das 9 às 17 horas; e 02 de agosto, das 9 às 14 horas na Praça do Mitre, Praça da Bíblia e no Colégio Sesi. Esta será a terceira edição do projeto realizado pela ACIFI, por meio do Núcleo de TI, em parceria com a Itaipu, Sindhotéis, Krefta Tecnologia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Sesi.
Como participar – Os materiais poderão ser levados a um dos três pontos de arrecadação no centro, Jardim São Paulo e Vila A. Para cada doação, o participante deverá entregar dois quilos de alimentos não perecíveis. No caso de empresas, são cinco quilos de alimentos. As doações serão posteriormente distribuídas a uma das entidades sociais da cidade. Nas duas edições, em 2012 e 2013, foram recolhidas mais de 27 toneladas de lixo eletrônico.