Search
Previous slide
Next slide

ABAV antecipa temário das palestras e inscrições para a 42ª ABAV Expo

Previous slide
Next slide

“Antecipamos mais uma dezena de bons motivos para que os profissionais do setor garantam presença na 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo, possam se programar e optar por temas que melhor correspondem aos seus interesses”. Com esta frase, Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, acaba de revelar mais dez palestras da atual e diversificada temática programada pelo Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV) para o próximo Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, capaz de atrair empresários, executivos e colaboradores.

Abordadas por experts durante os primeiros dias do evento (24, 25 e 26 de setembro), as palestras do Congresso serão realizadas entre 10h30 e 15h00 nas dependências redesenhadas da Vila do Saber. “Os temas começam a ser divulgados agora para permitir que os interessados possam usufruir da oferta de inscrições gratuitas, válidas até o dia 31 de julho”, informa Ana Carolina Medeiros, vice-presidente do ICCABAV.

Segue, abaixo, painel sucinto das abordagens temáticas e da qualificação dos palestrantes que constam da segunda relação divulgada pela ABAV, com mais dez palestras programadas.

O uso do planejamento estratégico aplicado às agências de viagens, na perspectiva do desenvolvimento profissional dos participantes que nelas atuam ou venham a atuar, sintetiza a importância da palestra “Plano de negócios para agências de viagens”, que será apresentada por Marcelo Vilela de Almeida, bacharel em Turismo, especialista em Planejamento e Marketing Turístico e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Para maximizar receita via ampliação de roteiros, Carlos Alberto Calmucci, especialista na customização de treinamentos comportamentais para o mercado de viagens corporativas e de lazer, colocará os seus 27 anos de experiência como executivo do Grupo Flytour, ex-Varig e atual diretor da Forward Consultoria e Treinamento, na condução da palestra “Geografia turística e roteirização”.

Com foco nas pequenas e médias agências de viagens em busca de estratégias e vantagens competitivas, Julio Verna Neto, que é consultor da Qualitas Travel Partner e um dos mais concorridos conferencistas na área, vai desenvolver o tema “Agências de viagens organizando-se em redes e alianças”.

Ao destacar o que pensam agência, cliente, fornecedor e academia sobre o agente de viagens, Lúcia Ferraz, da MTG Consultoria, emprestará seus mais de 30 anos de experiência em Gestão Empresarial, treinamento e serviços especializados de Coach para discorrer sobre o perfil ideal deste profissional, respondendo à questão-tema da palestra “Profissão: agente de viagens! Agente de viagens tem futuro?”.

O professor universitário, membro do Conselho Estadual de Turismo e mestre em Turismo e Lazer pela USP, Carlos Vieira, tratará da importância da imagem no mercado, com a abordagem do tema: “Imagem & Produto – prospecção de agências de viagens no mercado turístico”.

A apresentação de “O mundo do Turismo na geografia turística” caberá aEluiza Massaro, graduada em Hotelaria e Eventos, Análise de Sistemas e pós-graduada em Turismo, especializada em treinamento sobre Geografia – Destinos e Produtos Turísticos – Logística no Transporte de Pessoas.

Em um cenário de crescente competitividade, o tema “Ser diferente entre iguais” terá a condução de Marcela Candioto, mestre em Turismo e Lazer (ECA/USP) e em Turismo e Planejamento (UNIBERO), além de sócia da Daura´s Turismo, da Circollare Representações Turísticas e de quatro franquias da CVC.

Experiente em desenvolver conteúdo técnico para publicações e sites de destinos turísticos, autora do blog Agente no Turismo e co-autora do livro E-turismo: internet e negócios do turismo, Marta Borges, consultora do SEBRAE, MTur, ABAV, BRAZTOA e de agências e operadoras, vai proferir a palestra “Agência de turismo digital: ferramentas para atrair o turista hiperconectado”.

Frente à ampliação da base de consumo de passagens aéreas no Brasil e o potencial aumento da demanda por serviços prestados pelas agências de viagens, Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embraur, vice-presidente da ICCA e hoje presidente da ABEAR e Professor Doutor do curso de Turismo da EACH (USP), discorrerá sobre o tema “O comportamento do cliente de primeira viagem”. Sanovicz foi também responsável pela implantação do Plano Aquarela e criação da Marca Brasil, além de presidente da Anhembi Turismo e Eventos de São Paulo e diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau.

Roberto D. O. Belleza é tetraplégico há 19 anos, agente de viagens de 1988 a 2006, ex-secretário adjunto da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, assessor da presidência da SPTuris e graduando em Administração Pública. Vai retratar o tema “Turismo acessível – um segmento com 40 milhões de pessoas” sob o prisma de como um nicho de mercado pode dar a virada de receita nos negócios.

O portal oficial do evento exibe fotos e dados complementares sobre os currículos. As inscrições para agentes de viagens estão abertas e são gratuitas até o final deste mês (dia 31 de julho).

Previous slide
Next slide