“Antecipamos mais uma dezena de bons motivos para que os profissionais do setor garantam presença na 42ª ABAV Expo Internacional de Turismo, possam se programar e optar por temas que melhor correspondem aos seus interesses”. Com esta frase, Antonio Azevedo, presidente da ABAV Nacional, acaba de revelar mais dez palestras da atual e diversificada temática programada pelo Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV (ICCABAV) para o próximo Congresso Brasileiro de Agências de Viagens, capaz de atrair empresários, executivos e colaboradores.
Abordadas por experts durante os primeiros dias do evento (24, 25 e 26 de setembro), as palestras do Congresso serão realizadas entre 10h30 e 15h00 nas dependências redesenhadas da Vila do Saber. “Os temas começam a ser divulgados agora para permitir que os interessados possam usufruir da oferta de inscrições gratuitas, válidas até o dia 31 de julho”, informa Ana Carolina Medeiros, vice-presidente do ICCABAV.
Segue, abaixo, painel sucinto das abordagens temáticas e da qualificação dos palestrantes que constam da segunda relação divulgada pela ABAV, com mais dez palestras programadas.
O uso do planejamento estratégico aplicado às agências de viagens, na perspectiva do desenvolvimento profissional dos participantes que nelas atuam ou venham a atuar, sintetiza a importância da palestra “Plano de negócios para agências de viagens”, que será apresentada por Marcelo Vilela de Almeida, bacharel em Turismo, especialista em Planejamento e Marketing Turístico e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.
Para maximizar receita via ampliação de roteiros, Carlos Alberto Calmucci, especialista na customização de treinamentos comportamentais para o mercado de viagens corporativas e de lazer, colocará os seus 27 anos de experiência como executivo do Grupo Flytour, ex-Varig e atual diretor da Forward Consultoria e Treinamento, na condução da palestra “Geografia turística e roteirização”.
Com foco nas pequenas e médias agências de viagens em busca de estratégias e vantagens competitivas, Julio Verna Neto, que é consultor da Qualitas Travel Partner e um dos mais concorridos conferencistas na área, vai desenvolver o tema “Agências de viagens organizando-se em redes e alianças”.
Ao destacar o que pensam agência, cliente, fornecedor e academia sobre o agente de viagens, Lúcia Ferraz, da MTG Consultoria, emprestará seus mais de 30 anos de experiência em Gestão Empresarial, treinamento e serviços especializados de Coach para discorrer sobre o perfil ideal deste profissional, respondendo à questão-tema da palestra “Profissão: agente de viagens! Agente de viagens tem futuro?”.
O professor universitário, membro do Conselho Estadual de Turismo e mestre em Turismo e Lazer pela USP, Carlos Vieira, tratará da importância da imagem no mercado, com a abordagem do tema: “Imagem & Produto – prospecção de agências de viagens no mercado turístico”.
A apresentação de “O mundo do Turismo na geografia turística” caberá aEluiza Massaro, graduada em Hotelaria e Eventos, Análise de Sistemas e pós-graduada em Turismo, especializada em treinamento sobre Geografia – Destinos e Produtos Turísticos – Logística no Transporte de Pessoas.
Em um cenário de crescente competitividade, o tema “Ser diferente entre iguais” terá a condução de Marcela Candioto, mestre em Turismo e Lazer (ECA/USP) e em Turismo e Planejamento (UNIBERO), além de sócia da Daura´s Turismo, da Circollare Representações Turísticas e de quatro franquias da CVC.
Experiente em desenvolver conteúdo técnico para publicações e sites de destinos turísticos, autora do blog Agente no Turismo e co-autora do livro E-turismo: internet e negócios do turismo, Marta Borges, consultora do SEBRAE, MTur, ABAV, BRAZTOA e de agências e operadoras, vai proferir a palestra “Agência de turismo digital: ferramentas para atrair o turista hiperconectado”.
Frente à ampliação da base de consumo de passagens aéreas no Brasil e o potencial aumento da demanda por serviços prestados pelas agências de viagens, Eduardo Sanovicz, ex-presidente da Embraur, vice-presidente da ICCA e hoje presidente da ABEAR e Professor Doutor do curso de Turismo da EACH (USP), discorrerá sobre o tema “O comportamento do cliente de primeira viagem”. Sanovicz foi também responsável pela implantação do Plano Aquarela e criação da Marca Brasil, além de presidente da Anhembi Turismo e Eventos de São Paulo e diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau.
Roberto D. O. Belleza é tetraplégico há 19 anos, agente de viagens de 1988 a 2006, ex-secretário adjunto da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo, assessor da presidência da SPTuris e graduando em Administração Pública. Vai retratar o tema “Turismo acessível – um segmento com 40 milhões de pessoas” sob o prisma de como um nicho de mercado pode dar a virada de receita nos negócios.
O portal oficial do evento exibe fotos e dados complementares sobre os currículos. As inscrições para agentes de viagens estão abertas e são gratuitas até o final deste mês (dia 31 de julho).