Esta semana, um conjunto de representantes de entidades da sociedade civil, além de lideranças políticas e religiosas estão se reunindo em decorrência da violência que assola o indefeso território da Palestina, do raivoso ataque do exército de Israel nos últimos dias.
O objetivo é manifestar solidariedade ao povo palestino, denunciar os abusos praticados pelo estado de Israel e visibilizar a histórica injustiça que se abate sobre o povo da Palestina há mais de cinco décadas.
Gaza resiste!
O movimento realizará atividades junto à comunidade, nesta quinta-feira e sábado. Manifestantes irão vestir-se de preto, como forma de expressar o luto pelas mais de duzentas mortes de cidadãos palestinos nos últimos dias, sendo 80% de mulheres e crianças, segundo a ONU.
Já são mais de 600 mil pessoas afetadas pela destruição da infra-estrutura elétrica em Gaza. Mais de 500 moradias, 72 escolas, 3 hospitais, 5 centros de saúde e 64 mesquitas ficaram destruídas. Cerca de 150 mil pessoas já abandonaram seus lares.
Programação de Solidariedade em Foz do Iguaçu
Quinta-feira – dia 17
Líderanças políticas e religiosas farão pronuciamentos no plenário da Câmara Municipal, a partir das 10h da manhã. O ato será acompanhado por cidadãos na galeria do plenário e transmitido pela TV Câmara.
Horário: 10h
Local: Câmara Municipal
Sábado – dia 19
Ativistas instalarão um centro de informação sobre a causa palestina. Haverá distribuição de panfletos informativos e manifestações visuais sobre o tema da Palestina.
Horário: a partir das 9h
Local: esquina da Avenida Brasil com Quintino Bocaiuva
Realização:
Sociedade Árabe-Palestina Brasileira de Foz do Iguaçu
Sociedade Beneficente Islâmica de Foz do Iguaçu – SBI
Centro Cultural Beneficente Islâmico de Foz do Iguaçu – CCBI
Federação Árabe Palestina do Brasil – FEPAL
Coletivo Pra Quem Tem Disposição (UNILA) – PQTD
União da Juventude Socialista de Foz do Iguaçu – UJS
União Jovem Árabe Brasileira – UJAB
CEBRAPAZ-PR/Foz
Centro de Direitos Humanos e Memoria Popular de Foz do Iguaçu – CDHFoz