Search
Previous slide
Next slide

Cota de compras no Paraguai passará para U$ 500 em janeiro

Previous slide
Next slide

Saiu no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 14/11, a portaria assinada pelo Ministro Paulo Guedes, da Economia, que altera a cota de compras de turistas vindos do exterior tem para entrar com compras no país, para o equivalente a 500 dólares.

Atualmente esse limite é de 300 dólares por pessoa e o aumento era aguardado pelos comerciantes de Ciudad del Este e pode ser um alívio ao dólar alto, que por muitas vezes afasta o comprador.

Foz do Iguaçu será a cidade mais beneficiada, pois recebe milhares de turistas com foco em compras em Ciudad del Este, no Paraguai. O governo ainda não divulgou a perda de receita que isso vai gerar para o orçamento já enviado ao congresso, porém, com o aumento do limite de compras em free shops, anunciado recentemente, o valor da renúncia deve chegar, em 2020, a R$ 62,5 mi.

As alterações nas cotas é vista por muitos como populista, pois a área técnica do Ministério da Economia havia se posicionado contra a iniciativa, argumentando que o limite em vigor atualmente já é um dos mais elevados do mundo.

Previous slide
Next slide