Search
Previous slide
Next slide

Virada Cultural pode voltar a Foz do Iguaçu neste ano

Previous slide
Next slide
 
Foz do Iguaçu e outras sete cidades foram aprovadas na primeira etapa do processo de seleção da Virada Cultural 2014. Ou seja: Depois de um ano sem o evento, Foz do Iguaçu pode voltar a receber muita música e cultura deste programa do Governo Estadual. 
 
A Terra das Cataratas passou em 5º lugar, com uma pontuação de 90,6. Em primeiro lugar, está a cidade de Toledo, com pontuação máxima. Estão na lista de aprovadas, ainda, Guarapuava, Paranavaí, Umuarama, Francisco Beltrão, São José dos Pinhais e Maringá. A segunda etapa, agora, é a análise da documentação. 

Foto: Arquivo Clickfoz
A primeira (e única) edição da Virada Cultural em Foz do Iguaçu foi em 2012 e deixou o gostinho de "Quero mais!"

 

A diretora de cultura da Fundação Cultural, Arinha Rocha, disse estar na torcida mas ainda não quer levantar expectativas. "Quero muito que aprovem, mas não posso dar certeza de nada ainda porque se trata de um concurso. As cidades que ficaram de fora (Ponta Grossa, Londrina, Campo Mourão, Apucarana e Cianorte) vão entrar com recurso e pedir reavaliação. Ainda é cedo para comemorar".
 
As propostas foram avaliadas por uma Comissão composta por membros da equipe técnica da Secretaria e vinculadas. A qualidade das atividades propostas, o alcance (artístico, educacional e social) e as atividades de arte e educação no trânsito estavam entre os critérios de seleção.
 
Pelo edital, os projetos deveriam conter atividades que estimulassem a produção local e valorizassem os artistas regionais. As áreas artísticas como música, artes visuais, artes plásticas, artes cênicas (dança, teatro, circo) e literatura, dedicadas a crianças, jovens e adultos de forma gratuita também deveriam ser contempladas. 
 
O plano para Foz do Iguaçu é fazer dois dias com apresentações durante a tarde e a noite. "Serão duas atrações nacionais, três estaduais e o restante, locais. Pensamos em montar dois palcos e, quem sabe, futuramente, poder fazer a Virada sem depender do governo do estado", comentou. O resultado deve sair em agosto.
 
No fim do concurso, oito cidades irão receber o evento nos dias 15 e 16 de novembro, com o apoio da Secretaria Estadual da Cultura (SEEC).
 
Previous slide
Next slide