Os militares, sempre uma atração à parte nas solenidades, vieram com banda, soldados e a frota de veículos que garantem a segurança dos brasileiros. Também as entidades e associações homenagearam a pátria e os cidadãos iguaçuenses. Os participantes das atividades desenvolvidas por esses grupos desfilaram caracterizados e com faixas apresentando um resumo do trabalho que desenvolvem no município.
Foto: Rádio Transamérica |
Protesto dos professores marcou desfile de ontem em Foz do Iguaçu |
As homenagens aos 192 anos de Independência do Brasil reuniram ainda estudantes da rede particular de ensino. As fanfarras dessas unidades fizeram o público, que lotou as arquibancadas, vibrar.
As entidades militares entraram na avenida, apresentando primeiro os grupamentos a pé. Desfilaram homens do 34º. Batalhão do Exército, Estado Maior Integrado, Capitânia Fluvial do Rio Paraná/ Fuzileiros Navais, 34º. Batalhão de Infantaria, Destacamento de Controle do Espaço Aéreo, Polícia Militar/Corpo de Bombeiros, Polícia Federal.
Na sequência o público pode ver os carros e equipamentos, na etapa motorizada do desfile, com a Capitânia Fluvial do Rio Paraná, 34º. Batalhão de Infantaria, polícias Federal, Militar, Ambiental, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Também os civis desfilaram no pelotão motorizado com os clubes de motos e autos, além do CTG Charrua.
Foto: Rádio Transamérica |
Categoria exigiu valorização e plano de carreira |
Mas, nem tudo foi só festa durante o desfile. Os professores da rede municipal de ensino em protesto se vestiram de preto e colocaram nariz de palhaço para passar pela avenida iguaçuense. Com várias faixas eles pediam plano de carreira e valorização da categoria.
Realizado com tranquilidade e segurança o Desfile da Independência do Brasil, marcou uma manhã de encontro e confraternização entre moradores e as autoridades. O prefeito Reni Pereira acompanhado da vice-prefeita Ivone Barofaldi, receberam no palanque, representantes municipais e também das forças militares, além de convidados dos países vizinhos.