A eleição em Foz do Iguaçu seguiu tranquila no início da tarde deste domingo (5). Quem foi ao Bertoni, por exemplo, não teve dificuldades em votar. A auxiliar de cozinha Rosa Gaspar é moradora do Porto Meira, mas, foi ao pequeno colégio, situado na Vila Yolanda, para escolher os seus candidatos. “Na verdade, eu venho apenas por obrigação”, disse a desacreditada eleitora.
Foto: Garon Piceli/Clickfoz |
Em frente ao Colégio Bertoni, na Vila Yolanda, apenas o policial fazia a segurança do local |
Já na área central da cidade, havia muitos carros estacionados pelos arredores da UDC. Entretanto, os eleitores da zona 46, também não enfrentaram filas na hora da votação. O local é um dos maiores colégios eleitorais da cidade com 31 sessões. “Desde o início da manhã, tudo está ocorrendo normalmente. Apenas o número de justificativas é grande, devido à logística. É que estamos próximos a vários hotéis” disse o auxiliar eleitoral, Evandro Stelle Filho.
Foto: Garon Piceli/Clickfoz |
Na UDC, procura para justificar votos foi grande |
A dentista Ana Claudia Ricco esteve na universidade acompanhada do marido e dos três filhos (um ainda nem nasceu). O casal acredita que é fundamental que as crianças aprendam desde cedo, a importância do dia de hoje. “Procuramos explicar a eles o que significa tudo isso aqui, para que quando chegue à vez deles, façam tudo conscientemente”, falou a mamãe. O filho mais velho de 11 anos, Guilherme, parece já ter aprendido a lição. “Vejo que é muito importante votar. Eu já acompanho e pretendo tirar o título com 16”, completou.
Foto: Garon Piceli/Clickfoz |
Guilherme de 11 anos, já pensa no futuro e pretende votar antes mesmo de ser obrigatório |
No Colégio Flávio Warken na Vila C, o clima também era sereno e com pouca fila. A autônoma Alice Bublitz aproveitou o horário pós-almoço para exercer a cidadania. “Sempre venho votar neste horário, porque é mais tranquilo e novamente acertei. Mas, com fila ou sem, o importante é que as pessoas votem com consciência”, afirmou.
Foto: Garon Piceli/Clickfoz |
Alice prefere votar a tarde deivo ao menor fluxo de pessoas |
A jovem recepcionista Miriam de Paula se surpreendeu com o pouco movimento no local. “Não teve fila e nem boca de urna, ainda bem. Espero que o pessoal saiba escolher. Eu fiz minha parte e almejo contribuir com o futuro do meu país”, concluiu.
Foto: Garon Piceli/Clickfoz |
Miriam ficou surpresa pela tranquilidade desta eleição |
A eleição segue até às 17h. Caso não haja atrasos, o cartório iguaçuense pretende finalizar os trabalhos até às 18h deste domingo. Atualmente, a cidade conta com um pleito de cerca de 190 mil eleitores.
Foto: Garon Piceli/Clickfoz |
Pouco movimento foi o reusmo da tarde deste domingo em vários colégios eleitorais |
Eleições em Foz – Algumas urnas apresentaram problemas antes mesmo de iniciar a votação. Mas, foram substituídas e não acarretaram transtornos. Todos os locais em Foz do Iguaçu funcionam normalmente. Presos por crimes eleitorais foram encaminhados ao Fórum de Justiça. Até o fechamento desta reportagem, três pessoas haviam sido detidas em decorrência a irregularidades durante a votação. Uma Van com brasiguaios também foi apreendida. Policiais retiraram propaganda eleitoral de um candidato hoje pela manhã na região do Porto Meira.