Dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional de Luta pelo fim da Violência contra a Mulher. A data relembra quando mulheres de diversos países se reuniram, em 1991, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra o gênero no mundo.
Em Foz do Iguaçu, o Provopar realiza nesta terça-feira, 25, uma intervenção urbana para lembrar a data. A atividade ocorre às 17h na Praça Getúlio Vargas. As alunas dos cursos realizados pelo Provopar vão se vestir de noiva, véu e grinalda, além de quadros que serão expostos com pinturas de mulheres vítimas de diversas formas de agressão. O objetivo da ação é sensibilizar a população quanto à violência contra a mulher.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro mulheres é vítima de abusos sexuais por seu parceiro e metade das mulheres que morrem por homicídio, são assassinadas por seus parceiros atuais ou anteriores.
A ação faz parte da Campanha 16 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. Durante esse período, o município elaborou um calendário especial com ações de enfrentamento à violência contra a mulher.