O presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl, participou da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) no fim da última semana. Ele apresentou as metas de sua gestão à frente da autarquia, responsável pela execução da política de turismo no estado, e reafirmou o compromisso do Governo do Estado com as pautas de Foz do Iguaçu.
À reunião do Comtur, Jacob Mehl foi acompanhado de Aldo Carvalho e Rafael Andreguetto, diretores da instituição estadual que detalharam o plano Paraná Turístico 2026, a ser lançado em março. A sessão do conselho ainda contou com a presença de Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).
Para Jacob Mehl, o turismo em Foz do Iguaçu deu um grande salto de qualidade com a implantação da gestão integrada e serve de modelo para o estado.
Ele destacou os investimentos do empresariado no setor e a parceria com o poder público. O presidente da Paraná Turismo disse que o governo deverá investir em infraestrutura e divulgação do destino.
“O Paraná tem que se espelhar em Foz do Iguaçu. O empresariado, em parceria com o poder público, deu exemplo de como desenvolver o turismo”, afirmou João Jacob Mehl. “É preciso cuidar da infraestrutura e investir na divulgação. O governador Ratinho Junior já colocou em prática uma reivindicação do Comtur, que é destinar 35% da verba publicitária do governo para a promoção turística.”
Turismo forte
Presidente do Comtur, Carlos Silva declarou que a participação do presidente da Paraná Turismo e de sua equipe técnica na sessão do conselho demonstra a importância do turismo de Foz do Iguaçu para o estado e o país. Segundo Silva, esse diálogo é fundamental para se avançar nas pautas a favor da expansão e do crescimento do Destino Iguaçu.
“A presença da Paraná Turismo em nossa cidade para ouvir e buscar subsídios para a política boa do desenvolvimento do turismo referencia e mostra a importância de Foz do Iguaçu”, apontou Carlos Silva. “Nossa expectativa com a nova gestão estadual é muito boa, até porque parte de nossas demandas já está sendo atendida, como a verba significativa para a divulgação turística.”
Silva fez um agradecimento a Alexandre Sampaio, que além de presidir a FBHA comandou o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). “Sempre deu apoio a Foz do Iguaçu e ao Centro de Capacitação do Sindhotéis e manteve cadeira para a cidade na diretoria da federação. É uma das vozes mais fortes e ouvidas no cenário do turismo no Brasil”, concluiu.
Pauta definida
O secretário municipal de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos, Gilmar Piolla, ressaltou a pauta de Foz do Iguaçu apresentada ao governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) durante a campanha eleitoral e reafirmada em recente reunião. São projetos considerados prioritários e estratégicos para o desenvolvimento do turismo da região.
Como exemplo, Piolla citou a duplicação da Rodovia das Cataratas (BR-469), a ampliação da pista do aeroporto e a redução do ICMS do querosene de aviação. “São projetos importantes para estimular uma melhoria da infraestrutura e da conectividade aérea da cidade para que possamos desenvolver melhor o nosso turismo.”
Ações propostas pela Paraná Turismo:
– Regionalizar o turismo;
– Priorizar destinos de categoria A (Foz do Iguaçu e Curitiba);
– Oferecer pacotes de serviços para as cidades;
– Investir na promoção e divulgação (campanhas permanentes);
– Fortalecer o marketing digital;
– Participar de feiras e eventos nacionais e internacionais (atingir especialistas em turismo e público direto);
– Implantar o site www.viajeparana.com;
– Criar a TV Turismo; e
– Instituir calendário de turismo e eventos.