Search
Previous slide
Next slide

Desenvolva roteiros de vídeos: vai começar o 1º curso da Escola de Roteiros de Foz do Iguaçu

Previous slide
Next slide

Assistir a um vídeo com conteúdo positivo e que contribua para o desenvolvimento individual e social é estimulante. Foz do Iguaçu vai entrar para o circuito de produção de vídeos com esse enfoque a partir da criação da Escola de Roteiros Evolutivos e Assistenciais – a ESCREVA. A primeira aula será nos dias 23 e 24 de fevereiro, no Hotel Mabu Interludium, a partir das 9h30. O roteirista convidado para aula magna é Lauro César Muniz, autor de O Casarão, O Salvador da Pátria e Chiquinha Gonzaga, com novelas escritas para Globo, Record e Band.

O autor considera que o Brasil é muito grande e que as oportunidades de diálogo entre as várias regiões são raras. “Na prática”, disse ele, “o que sobressai é o talento individual, mas as bases teóricas nos municiam para estimular nossa visão de dramaturgia”. Lauro César Muniz também valorizou a troca de experiências: “Não irei ao curso de roteiros com a empáfia de mestre, não! Quero o diálogo, quero me enriquecer com essa oportunidade de trocas!”.

O curso, com duração de um ano e meio, também terá aulas online. Quem inaugurará o cenário virtual é Maria Paula, atriz e escritora com trabalhos para o humorístico Casseta e Planeta e o filme De Pernas Pro Ar. A Escola de Roteiros vai abordar técnicas para roteiros de cinema, TV, propaganda, corporativos, vídeos para web e interativos.

A estrutura do curso é formada por aulas téorico-práticas e masterclasses presenciais a cada dois meses, com roteiristas brasileiros renomados. Entre cada encontro, haverá atividades didáticas na plataforma online Guia Prático do Roteirista; leituras dirigidas; seminários web com profissionais do audiovisual e do Storytelling; análises de filmes de ficção e documentários e mentoria para redação e pitching de um roteiro ao final do curso. Os três primeiros lotes de inscrições já estão esgotados e é possível se matricular até dia 22 de fevereiro.

Os demais professores convidados
A segunda aula presencial, nos dias 27 e 28 de abril, será com Yoya Wursch, professora da Escola de Cinema Darcy Ribeiro, roteirista de longas como Bete Balanço e Rock Estrela e autora de programas como Malhação e Juba Lula. No mês de junho, o professor convidado para a masterclass é Francisco Ramalho Jr, diretor de cinema e roteirista que produziu, com Hector Babenco, o filme o Beijo da Mulher Aranha, premiado com o Oscar® em 1986. O idealizador da Escola de Roteiro e da Casa do Storytelling, Marcelo Andrighetti também já confirmou presença para a aula dos dias 31 de agosto e 01 de setembro. Com mais de 500 roteiros escritos, ele já atendeu marcas como Boticário, Itaú e Red Bull.

Premiado com o Kikito de Melhor Roteiro no Festival de Gramado de 2016, Lusa Silvestre, roteirista de filmes como Estômago, E Aí Comeu? e O Roubo da Taça comandará a masterclass de outubro. A última aula presencial de 2019 será com Paulo Cursino, atualmente o roteirista de maior bilheteria da retomada do cinema nacional, que escreveu De Pernas pro Ar e Os Farofeiros.
Em fevereiro de 2020, virá a Foz, para o curso da ESCREVA, o escritor, jornalista, professor universitário e doutor em Ciências daComunicação pela USP Edvaldo Pereira Lima, referência em Jornalismo Literário no Brasil.

As aulas seguirão até junho de 2020 com o objetivo de valorizar o registro, em audiovisual, de boas histórias. A Escola de Roteiros é uma realização da Comunicons, instituição de ensino e pesquisa fundada em 2005, em Foz. “Estamos bastante entusiasmados para criar, junto com os alunos, um dos mais completos e melhores cursos de roteirização já realizados no Brasil,” apontou Amaury Pontieri, jornalista pela USP, professor de redação e um dos coordenadores do curso.

SERVIÇO
Escola de Roteiros Evolutivos Assistenciais – ESCREVA
Hotel Mabu Interludium | Foz do Iguaçu
Garanta sua matrícula: escrevaroteiros@gmail.com

Previous slide
Next slide