Todos nós sabemos que se você quiser vender um produto online, você precisa de imagens. E não apenas qualquer imagem – imagens de alta qualidade são muito importantes.
Você já foi à lista do eBay de alguém ou fez compras on-line e viu posts que ofereciam uma descrição robusta de um item, mas não apresentavam fotos dele ou a foto estava borrada?
Qual é o seu primeiro pensamento quando você vê isso?
Nós não sabemos sobre você, mas o primeiro pensamento que entra em nossas mentes é um suspeito “Por quê?
Por que eles não incluem uma foto ou uma foto de alta qualidade para os sites que têm imagens ruins? Eles têm algo a esconder? Eles estão nos falando sobre a condição do produto? Eles não percebem o aumento em uma conversão com uma foto de alta qualidade versus uma foto de baixa qualidade?
Assim que essa ideia aparece, ela se planta como uma erva daninha e é quase impossível de remover. A venda está praticamente morta naquele ponto, não importa quanto esforço o vendedor colocou em sua descrição do produto.
Seria difícil chamar as imagens dos produtos de “segredo” para o sucesso do comércio eletrônico, uma vez que a maioria dos retalhistas sabe hoje em dia como são importantes.
E com o cenário acima em mente, não é difícil entender porquê. Mas enquanto cada vendedor precisa se esquivar da bala da suspeita, a psicologia das imagens vai além disso.
1 – As imagens dão-nos informação instantânea
Os humanos são visuais por natureza. Embora haja algum debate sobre o quão mais rápido nossos cérebros transmitem informações visuais quando comparados ao texto, não há argumento de que seja mais rápido – o velho adágio “uma imagem vale 1.000 palavras” é certamente baseado na verdade.
Um único instantâneo de um produto pode fornecer informações mais relevantes sobre a qualidade do
produto do que parágrafos de texto.
Por que quebrar suas costas descrevendo dimensões, cores, formas e designs de produtos quando uma única foto pode fazer o trabalho para você?
Além disso, as imagens fornecem uma sensação natural de escala e ajudam os clientes a se familiarizarem com o item antes de comprarem.
Se você tem um site em em vez de vender produtos vende serviços, você tem também de ter preocupação com as imagens. Mas, neste caso, pode utilizar bancos de imagens.
2 – As imagens ajudam-nos a digitalizar
Poucos dos que realmente leem as páginas que visitamos. Pesquisa de Nielson Norman mostra que um minúsculo 16 por cento dos leitores realmente ler palavra por palavra – 79 por cento apenas leem e saltam para os destaques.
E quando fazemos compras online em uma rede diversificada de varejistas de comércio eletrônico, estamos supondo que esses 16% são ainda mais baixos. Para muitas pessoas, nenhuma imagem significa nem sequer aceder à página.
As imagens mostram aos leitores o que você tem a oferecer sem que eles se comprometam. Se você tem ótimas fotos de produtos ótimos, eles vão ficar por aqui para ler os detalhes.
3 – As imagens são compartilháveis
Em nosso mundo louco de mídia social, as imagens serem facilmente compartilháveis se tornou um tipo de moeda corrente.
Muitos compradores socialmente experientes falam sobre suas compras e compartilham suas experiências em mídias sociais – e se eles compartilharem suas imagens, sua marca ganha mais exposição.
Relatórios do Gartner indicam que 74% da população depende das redes sociais para obter informações sobre decisões de compra, informações que incluem o que seus amigos compartilham, repassam e fixam.
Ninguém irá compartilhar uma descrição de produto baseada em texto, mas sites como o Instagram são ideais para hospedar fotos de sua mercadoria. É publicidade gratuita, na verdade.
4 – As imagens são SEO Friendly
Otimizar o texto na página é ótimo, mas as imagens podem aumentar ainda mais o valor de SEO da sua página.
Cada imagem inclui nomes de arquivo e texto alternativo que podem ser adaptados para melhorar o ranking de pesquisa orgânica da sua página, dando aos indexadores de pesquisa mais informações para extrair.
Pense nisso como a cereja em cima de todos os outros benefícios que as imagens oferecem.
Imagens para e-commerce: pontos a considerar
Uma loja de e-commerce tem um número de produtos listados, os itens variam de categoria, estilo, cor, material, design, etc.
Compradores online não têm uma mentalidade para comprar uma coisa em particular. É a imagem que apela seus olhos onde eles clicam para uma melhor perspetiva.
Poucos pontos para ter em mente antes de carregar uma imagem do produto:
- Os retratos do produto devem ser atraentes
- Fundos brancos simples são sempre melhores para ver a imagem
- O produto deve ter diferentes imagens angulares para melhor interpretação e não apenas uma
- A imagem também deve ter zoom em recursos para o espetáculo claro e arrumado
- A qualidade para a câmara
- Editar se necessário
- Tamanho da imagem, maior é melhor
- A imagem não deve ser desfocada
Imagem do produto é a principal ferramenta para convencer seus clientes, como você não tem a opção de um vendedor.