Search
Previous slide
Next slide

Amanhã é dia D de vacinação contra a febre amarela

Previous slide
Next slide

O Dia D de Vacinação contra a febre amarela acontece neste sábado, 02, nas unidades de saúde de Foz do Iguaçu, das 8h às 17 horas. 

Nesta data, crianças e adultos poderão receber a vacina contra febre amarela e atualizar a carteirinha de vacinação. A dose contra a febre amarela é indicada para crianças a partir de 9 meses, e adultos com até 59 anos. Apenas uma dose garante imunidade para a vida toda. Quem já foi imunizado e tem comprovante vacinal, não necessita fazer nova aplicação.

A vacinação na cidade iniciou esta semana na área rural. Mais de 20 famílias já foram visitadas e vacinadas pelas equipes da Vigilância Epidemiológica, nas comunidades do Bananal e Alto da Boa Vista. Juntos, os agentes de saúde realizam o chamado inquérito vacinal, para levantamento do histórico de imunização dessas famílias.

Salas

Das 28 unidades, 26 estarão com suas salas de vacinas abertas para receber a comunidade. Na UBS do Jardim Jupira e Lagoa Dourada, não haverá vacinação. No Jupira, os usuários serão encaminhados às UBSs da AKLP, Curitibano ou Porto Belo. 

Já na UBS Lagoa Dourada, os usuários serão encaminhados à UBS São João. As equipes das unidades que não estarão abertas serão redistribuídas para reforço de outras unidades mais próximas, para melhor atendimento da população. 

Transmissão

A febre amarela é transmitida pela picada do mosquito. Não existe transmissão de pessoa para pessoa. No Brasil o transmissor silvestre é o Hemagogus. Na forma urbana , é o Aedes aegypti. Os macacos são sentinelas, que sinalizam a circulação do vírus, e não transmitem a doença. O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta a comunidade a informar autoridades de saúde caso sejam encontrados macacos mortos ou doentes próximos a suas residências, e reforça a necessidade de não agredir os animais. 

Sintomas

Os principais sintomas da doença são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dor no corpo, pele e olhos amarelados (icterícia) e hemorragia (gengiva, nariz, estômago, intestino e urina). 

Previous slide
Next slide