Brasileiros de todas as regiões do país poderão prestigiar a ocorrência de um eclipse lunar total na madrugada da próxima segunda-feira, 21. Para promover a melhor experiência possível e garantir uma boa visualização do fenômeno astronômico, o Polo Astronômico do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) traz algumas dicas.
Na madrugada de domingo, 20, para segunda-feira, 21, será possível observar o eclipse lunar a partir de 00h37 até 5h48, conforme explica o gerente do Polo Astronômico, Janer Vilaça. Para prestigiar o fenômeno, é recomendável que a observação seja feita de um lugar seguro que possua pouca luz, onde seja possível deitar para visualizar a Lua completamente. O ponto máximo do eclipse está previsto para as 3h12.
Eclipses lunares podem ser observados sem o uso de equipamentos, dispensando ainda aparelhos que emitam luz como celulares ou lanternas para clarificar a imagem. De acordo com Janer, um eclipse acontece sempre que um corpo entra na sombra de outro, sendo um eclipse lunar quando a Lua entra na sombra da Terra e eclipse solar quando o Sol entra na sombra da Lua.
Eclipses, no entanto, não acontecem todos os meses. Eclipses lunares ocorrem apenas durante a fase de Lua Cheia, em que a órbita da Lua e da Terra se alinham.