De dezembro a fevereiro, a equipe do Departamento de Educação Ambiental do Parque das Aves preparou diversas atividades educativas para os visitantes que passarem pelo atrativo. E não são apenas os pequenos que poderão participar, pois as atividades foram desenvolvidas para as famílias como um todo se conectarem com a natureza. O início das atividades acontece nesta sexta-feira, 21 de dezembro, com uma conversa com profissionais do Núcleo de Conservação do Parque sobre o trabalho do atrativo para salvar espécies da Mata Atlântica, bioma onde Foz do Iguaçu está inserida.
“Nossa programação de férias está repleta de atividades educativas e lúdicas que visam conectar o público visitante do Parque das Aves com a conservação da biodiversidade da Mata Atlântica, um bioma que faz parte da vida dos iguaçuense”, comenta Camila Martins, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do Parque das Aves.
Atividades variadas para todas as idades
Durante o período, quem visitar o Parque das Aves poderá participar de atividades como observação de araras, oficina de origami, observação de borboletas, oficina de marcadores, contação de história e bate-papos com a equipe de biólogos e veterinários do Parque. O destaque vai para o evento de abertura da programação, com uma conversa com Katlin Fernandes, bióloga do Núcleo de Conservação do Parque das Aves. Ela vai falar sobre a atuação do Parque para salvar espécies de aves da Mata Atlântica em seu ambiente natural, com destaque para a observação de papagaios-verdadeiros no Gramadão da Vila A, em Foz do Iguaçu. “Este bando de papagaios já era conhecido por moradores, mas ainda não estava sendo estudado. Foi quando surgiu a ideia de iniciar a contagem de indivíduos, que hoje sabemos girar em torno de 300 papagaios, para então monitorar o bando”, comenta Katlin.
Outros destaques da programação vão para a atividade de reconhecimento de plantas da Mata Atlântica, e o “pé de memórias”, atividade que encantou crianças e adultos na programação de férias passada, convidando os visitantes a resgatar memórias lúdicas e vivenciar jogos e brincadeiras tradicionais brasileiras.
Tradicional Natal das Aves também está na programação
Além disso, nos dias 24 e 25 de dezembro, o tradicional “Natal das Aves” vai ser celebrado. Nesses dias, o visitante vai conhecer mais sobre bem-estar animal e a técnica de enriquecimento ambiental, além de ter a chance de criar itens de enriquecimento ambiental que depois serão oferecidos às aves pela equipe de Divisão de Bem-estar Animal do Parque das Aves.
“Esta atividade é realizada em alguns momentos ao longo do ano e apresenta um potencial educativo incrível, uma vez que conecta as famílias com o trabalho que é realizado no Parque. Além disso, é uma grande oportunidade para criar itens de enriquecimento e observar a interação com os animais. Educação e diversão durante o passeio”, destaca Camila Martins.
Colônia de Férias
O Departamento de Educação Ambiental também vai oferecer a Colônia de Férias, com custo variável dependendo do número de dias em que a criança quiser participar. Ela acontece de 14 a 18 de janeiro, das 13h às 17h horas, para crianças de 7 a 10 anos (mais informações).
Serviço
Com exceção da Colônia de Férias, que tem custo variável dependendo do número de dias em que a criança quiser participar, todas as outras atividades da programação de férias são gratuitas para visitantes do Parque das Aves que comprarem o ingresso de entrada ao atrativo. Os horários e a programação completa podem ser encontrados no site do Parque.
O Parque das Aves está aberto todos os dias do ano, incluindo fins de semana e feriados, das 8h30 às 17h.